Hipocrisia do Ateu (resposta à Hipocrisia Cristã)

Reli meu antigo texto "Hipocrisia Cristã", publicado aqui em 2008. Na época eu acreditava que seria incapaz de reescrever um texto como aquele... e acertei em cheio! Este será muito menos irônico, portanto sem graça. E também há aqui algo que eu desconhecia na época... respeito.

Cinco anos atrás eu havia sido apresentado à possibilidade de não acreditar em Deus. Pode parecer ridículo pensar que eu não sabia que isso era permitido, mas olhando em volta ainda existe muita gente que não é capaz de acreditar em mim quando eu conto que sou ateu. Incrível!

Na época eu estava profundamente ofendido. Vale salientar que minha bagagem filosófica consistia basicamente em Nietzsche, um nada de Descartes e um pouco menos ainda de Platão. Eu transbordava ódio e queria que o mundo soubesse como eu me sentia. Disso veio o "Hipocrisia Cristã", com alguns quilos de rancor e nenhuma nuance de respeito.

Eu não tinha lido Dawkins na época. Fui ler uns dois anos depois e ao invés da euforia militante costumeira senti tristeza em ver alguém que acredita o mesmo que eu agindo da mesma forma que qualquer pastor de esquina que te para meia hora tentando convencer que a Bíblia fala apenas verdades.

Em alguns debates que participei vi incontáveis ateus debatendo violentamente (impressionantemente com outros ateus!) sobre a não-existência de Deus. Resumindo todos os argumentos no simples desejo de auto-afirmação. Então me senti enojado ao perceber que eu mesmo era assim, um invasor do intelecto alheio, tentando com todas as minhas forças tornar o outro numa réplica minha e assim ter certeza de que o que eu fazia e dizia estava certo.

Todo o ódio passou, assim como a vontade de pertencer ao grupo dos ateus e participar de "debates" sem sentido na internet (ver ATEA, no facebook). A ótica do ateísmo é apenas mais uma e merece tanto respeito e atenção quanto qualquer crente, testemunha de jeová ou budista. Os valores morais que podem ser extraídos daí e aplicados na vida cotidiana são a única coisa que vale a pena prestar atenção.

Aí aprendi a respeitar o testemunha de jeová que bate na minha porta domingo de manhã, ou os jovens mórmons que abandonam uma carreira promissora pra correr atrás de seus sonhos. E essa compreensão vai além de religiosidade, envolvendo todos os relacionamentos possíveis. Seja com gays, negros, hobbits, ou quem quer que seja, oprimido ou não.

Posso atacar os religiosos por não aceitarem gays, e os ateus por não aceitarem religiosos. Atacar e destruir é fácil. Muito fácil e não vale nem um pouco a pena em termos de convívio social.