PENSAMENTO SOBRE O ESPÍRITO SANTO

Fiquei surpreso ao ver página da internet inquirindo dos adventistas do sétimo dia passagem bíblica onde apareça o Espírito Santo falando com Deus o Pai ou o Filho, argumentando e opinando em algum de Seus projetos para poder assim ser configurado como pessoa da Trindade, como indivíduo, como os adventistas O configuram. Muitas passagens há na Bíblia mostrando do Espírito Santo características pessoais. Ele inclusive se entristece e fala com os seres humanos, mas, por fazer parte da família de Deus, era esperado que falasse também com Deus.

A princípio achei interessante a colocação e busquei lembrança de passagem bíblica do Espírito Santo Falando com Deus. Em Gênesis, na Criação, Ele aparece pairando sobre a face do abismo, mas, ao criar o homem, Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem (...)” e nisso presume-se que Ele estaria falando com o Filho, mas não com o Espírito Santo. Eu entendo, porém, que aqui Deus fala com ambos. Em outras passagens, porém, Jesus se refere a confabulações entre Ele e o Pai, mais não inclui a presença do Espírito Santo.

Vendo a arrogância com que o inquiridor se dirigia aos adventistas para que se acudissem com as passagens requeridas, me pus a pensar porque o Espírito Santo não fala com Deus. E seria que Deus fala com o Espírito Santo¿ Se fala, o que Ele teria a dizer ao Espírito Santo que Ele já não saiba¿ Se Ele é o Espírito de Deus, como o nosso Espírito sabe todos os nossos pensamentos, o Espírito de Deus também deve saber todos os pensamentos de Deus. Afinal, Ele é Deus e não existe nada encoberto para Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. – I Coríntios 2:11.

Claro que esses argumentos não provam que Deus e o Espírito Santo se falam ou não, mas esclarecem que não há necessidade de falarem-se, pois são íntimos, tudo pensam e fazem juntos. Isso, entretanto, não invalida o entendimento de que Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas, porém, com propósitos iguais.

Para entendermos como isso pode acontecer, podemos entender o Espírito Santo como o espírito de uma família, o espírito do time de futebol, da empresa, da comunidade local, do Natal, da solidariedade, da fraternidade, etc.. O espírito de uma família, como o Espírito Santo, pode ser entristecido, se pode mentir para ele, tentar burlá-lo, ignorá-lo e tudo o mais. E, a exemplo do Espírito Santo, o espírito de uma família é uma pessoa distinta dos indivíduos da família.

Por exemplo, o espírito da família, através do pai e da mãe, convoca os membros para discutirem o planejamento de uma atividade prazerosa. Eles contam da convocação para um dos filhos, que, porque ama a família e gosta de vê-la reunir-se, conta para os outros e ainda argumenta em favor da reunião. Esse filho tornou-se o porta-voz do espírito da família, mas o fez porque esse mesmo espírito estava nele. Os outros irmãos, por também quererem o bem e a felicidade da família (pois o espírito desta família neles também está), vêm para a reunião e um deles até traz junto um amigo da família, que, por tanta afinidade com seus membros, gosta de compartilhar de seus momentos. Ele também tem o espírito dessa família e respondeu a seu estímulo, por isto a tem essa família por sua e labora em favor de seu propósito.

Ao ver todos os presentes, a família se alegra, pois este era o desejo da família, sendo a união e a cooperação seu espírito. Logo, o espírito da família alegrou-se. E nenhum deles ficou triste ao ver o amigo, pois esta família tem o espírito de compartilhamento dos bons momentos. Um dos filhos, porém, fez-se ausente, pois estava ocupado com uma tarefa pessoal. Entretanto, ele ligou desculpando-se e ficou realmente triste. Ele ainda tem o espírito da família, mas ele não foi forte o suficiente para sobrepujar os interesses do seu próprio espírito. Muitas e repetidas vezes ele ficará de fora e aos poucos verá que já não se identifica com o espírito de sua família. Apenas terá orgulho de pertencer a ela, mas não mais se interessará por suas reuniões, comidas, conversas e risadas. Ele já não terá o espírito da família e porque não consegue mais atraí-lo a família toda se entristece. O espírito da família estará sendo entristecido e pode ser que esse filho nunca mais se interesse pelo chamado desse espírito.

Na reunião da família, através do pai, o espírito da família propõe uma viagem. Todos sugerem vários destinos e o espírito da família os guia para escolher o mais viável e que agradará a todos. Alguns, até quereriam ir para lugares de sua preferência pessoal, mas o espírito da família os leva a concordar com a maioria por saberem que assim todo mundo será bastante feliz, pois, além da viagem, a família estará junta.

Através da mãe e de uma das irmãs mais organizadas, o espírito da família distribuí tarefas para a organização da viagem conforme o que conhecem das habilidades de cada membro. Um deles acha que faria melhor outra tarefa; outro acha que pode assumir duas. O pai providencia o meio de transporte, a revisão mecânica e tudo o mais e assim o espírito dessa família faz que cada um trabalhe em áreas diferentes para a harmonia e felicidade de todos os membros da família.

E assim, vimos os membros da família e também o seu espírito. Eles confabularam entre si, tudo dentro do espírito da família e no interesse de satisfazê-lo, mas ninguém teve que dizer nada ao espírito, pois, para que se harmonizassem e decidissem de comum acordo, o espírito esteve sempre presente durante a reunião. Se na reunião decidissem fazer uma excursão, o espírito da família iria na pessoa de cada membro e do amigo presente transmitir a informação sobre a viagem e os preparativos para a vizinhança e amigos e cada um desses que ouvisse a voz e aderisse ao espírito dessa viagem, que era a deliberação do espírito dessa família, aderia ao mesmo espírito e então começaria a preparar-se e laborar pelo mesmo propósito.

Assim é o Espírito Santo de Deus, Ele é a concordância entre o Pai e o Filho no projeto da Criação do Universo e redenção dos seres caídos. Eles não precisam entrar em acordo com o Espírito quanto a nenhuma de Suas deliberações, pois estão naturalmente de acordo consigo mesmos, pois têm o mesmo Espírito de harmonia. Assim, não há motivo para que conversem com o Espírito, tampouco o Espírito com Eles. O fato, porém, de não aparecerem na Bíblia conversando com o Espírito Santo não quer dizer que não conversem. O Espírito, porém, precisa conversar com as pessoas e fazer que O tomem para si, que ser revistam e sejam preenchidos por Ele (que O adotem como seu próprio espírito), aderindo aos princípios e projetos dos Criadores e Mantenedores de todas as coisas. Então terão o mesmo Espírito de Deus (como o amigo daquela família), assumindo o mesmo sentimento e propósito da Família de Deus, tomando para si Seus projetos e colaborando em prol da realização dos mesmos. Nesse aspecto, o Espírito de Deus amplia a Família de Deus, trazendo a raça humana para a mesma Família. Daí tudo entra em harmonia, pois todos começam a trabalhar em prol dos mesmos propósitos. E o apóstolo Paulo disse que não se pode destruir o corpo, que é o templo do Espírito Santo com alimentos impuros e práticas profanas, pois o Espírito da Deus jamais destruiria o templo de Deus. Logo, quem desobedece as Leis de saúde da Bíblia e não se dá o descanso do sábado, não está em acordo com o Espírito de Deus e de Sua Família; trabalha puxando o cabo de guerra para o lado do inimigo. Assim, quem tem o Espírito de Deus, está de acordo com tudo o que vem de Deus, com Seus planos e com Seu caráter expresso na Sua Lei de Êxodo 20:3 a 17.

Wilson do Amaral