Podemos observar  numa macroanálise que  o fenômeno da massificação da cultura a serviço de interesses economicos mercadológicos,
  aliada ao enfraquecimento e eliminação  de uma educação voltada para o pensar reflexivo e filosoficamente  profundo, foram alguns dos  fatores  que  auxiliaram a perverter e esvaziar  valores  conscienciais, criticos  e éticos na sociedade. O  utilitarismo sem escrúpulo e o relativismo moral   debilitam os pilares sociais, culturais, educacionais e apesar dos inumeros avanços e importantes rupturas com tabus ultrapassados, a sociedade debate-se entre extremos dissonantes. 

Precisamos repensar profundamente o caminho trilhado pelo homem.Para onde podemos avançar?Vivemos num mundo maravilhoso, uma natureza magnifica, o ser humano é o verdadeiro co-criador deste universo fantástico, possuidor de inumeros sentimentos, uma capacidade mental fabulosa e uma sensibilidade incrivelmente especial.
Analisando o percurso historico desta caminhada, fica  claro  que não é a religião que dará respostas, nem dogmas, nem  crenças, nem salvadores, nem massa, nem revoluções, nem sistemas.. A resposta só  poderá ser encontrada a partir de cada individuo, somente o individuo pode mudar e provocar mudanças, é preciso  voltarmo-nos para nós mesmos, resgatar o ser  interior,  porque afinal para onde podemos ir sem o autoconhecimento?        
Assim neste  solitário monologo,iluminando meu proprio coração contribuo para melhorar meu proprio mundo, porque como diz Rumi,poeta indiano: "ontem eu era inteligente,queria mudar o mundo. Hoje sou sábio, estou mudando a mim mesmo"....
Assim é!
Mariangela Barreto
Enviado por Mariangela Barreto em 06/01/2013
Reeditado em 07/01/2013
Código do texto: T4069755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.