Cérebro

A principal função de nosso cérebro não é pensar, racionalizar nem mesmo amar, odiar ou lembrar. A principal função do cérebro é coordenar e regular nosso corpo e assim maximizar nossa vida. É garanti-la realizando o silencioso, árduo, contínuo, complexo e magistral trabalho de homeostase (A homeostase é a capacidade que os corpos vivos, através de processos fisiológicos, têm de promover a estabilidade do ambiente interno ao corpo, intra e extracelulares tendo como responsabilidade final sustentar a vida. É o somatório de processos através dos quais um organismo busca manter as condições internas o mais constantes e equilibradas possível, necessárias para a vida).

Pensar, racionalizar, sentir ou lembrar, são tarefas adquiridas ou desenvolvidas pelo cérebro, a posterior, de menos importância para a função primária de nosso cérebro, e assim falhas e cheias de bugs.

Os primeiros corpos vivos faziam a homeostase por vias meramente químicas, os órgão tinham sensores e baseado na leitura química destes sensores ativavam reações na busca de sustentar sua capacidade de viver. Isto significava que órgãos que geram produtos ou que regulam em geral o corpo necessitavam que os elementos químicos secretados chegassem ate estes órgãos sensores para controle, o que levava algum tempo. Com o advento do circuito neural, sensores colocados em órgão avisavam diretamente parte deste cérebro que imediatamente enviavam sinais elétricos até outros órgãos para o trabalho de homeostase, não implicando nisto nenhum princípio de consciência, que sequer existia circuito para tal. Assim o corpo vivo passou a ter reações de controle muito mais rápidas e melhores garantia o equilíbrio vital necessário. O cérebro é assim um grande órgão regulador. Somente a posterior, por erro de cópia e novas adaptações, o cérebro ganha novas camadas neuronais, cresce, e passa a ser a máquina que hoje conhecemos, inclusive com o sentido de consciência atuando.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 13/01/2013
Código do texto: T4083400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.