"SAFO AUTOMÁTICO"

O Recanto das Letras foi um espaço que utilizei para divulgar a ideia de “Polícia Única”. No Brasil, creio que seja utopia tal ideia. Caso ocorra alguma mudança, será em transformar a polícia estadual em apenas polícia militar. Obviamente a Polícia Civil jamais aceitará o militarismo. Haverá apenas debates sobre o assunto que não resultarão em nada de concreto na unificação. Com certeza a polícia militar será ostensiva e judiciária futuramente.

Penso que o militarismo nas instituições de polícia estadual seja um casulo da ditadura militar. Só de pensar que nossa liberdade ainda está ameaçada já assusta. Hoje vemos muita liberdade que nos aprisionam em nosso livre arbítrio. O leque de opções estão elevados e sempre tendemos ao que nos dá prazer. Sabedores disso, a grande indústria das massas estimula de todas as formas o indivíduo a seguir o que lhe interessa. Na ditadura militar, até o consumo era controlado. Hoje, qualquer forma de consumo é livre. Tem muita gente louca para a liberação das drogas; não aguentam mais esperar tanto desperdício de dinheiro com a proibição dela (será o fim do bom convívio social se isto acontecer). É nessas horas que os saudosos ressuscitam a ideia dos militares no poder.

Se eu fosse “grande”, não diria nada a respeito; mas como sou “pequeno”, digo o que posso sabendo dos riscos. Liberdade de expressão existe apenas nos papéis formais da lei; na prática, há perseguição, sutil perseguição. Ora, se tem alguém que se incomoda com a ideia de “Polícia Única” procure um sociólogo para melhor compreensão. São os fatos sociais que geram o sentimento de mudança nas sociedades. Vemos atualmente uma polícia com sérios problemas em resolver a criminalidade. As leis limitaram a atividade policial e a atividade policial gera mais leis e normas. O policial nessa história toda fica engessado.

Os textos do RL estão disponíveis a qualquer um. Tem gente que nem gostaria que lesse, mas a curiosidade ou a língua grande divulgaram a pessoas desinteressantes tais textos. Digo desinteressantes porque estão a espreita para me “ferrar”. Esperem sentados ou então na posição de sentido; já liguei o “safo automático”.