O bom professor deixa de ser professor

Recebi, maravilhado, um convite de antigos alunos meus. Durante encontros numa famosa rede social da internet, resolveram organizar uma reunião festiva. Estaria num belo espaço, num endereço elegante de Belo Horizonte, a turma que terminou o nível médio em 1998 numa escola estadual em que lecionei. Todos os professores foram gentilmente convidados. Gostei quando vi que a recepção começaria a partir de vinte e duas horas. Eu iria depois das aulas.

Vestido com minha melhor roupa cheguei ao local bem depois das vinte e três horas. Tinha uma simpatia especial por uma turma heterogênia e criativa como fora aquela. A recepção não poderia ter sido melhor. Abraços sinceros, sorrisos abertos, choros sentidos, emoção na maior amplitude. Por mais que evitasse, vi que a vida nos últimos catorze anos presenteou de forma diferente aquelas pessoas.

Aquele aluno baderneiro, falante, namorador, criativo e corajoso tornou-se um empresário de sucesso. Aquele rapaz tímido se casara, tinha dois filhos e administrava uma loja de departamentos na capital. Havia balconista, vendedor, nutricionista, técnico agrícola, desenhista, advogado. Aquela menina que queria por que queria ser professora tornou-se policial militar e se dizia muito feliz.

Não demorou para eu perceber que fora o único a ir àquele encontro. Meus antigos colegas, muito educados, enviaram cartões, telegramas ou e-mails justificando as ausências.

O professor de Educação Física, durante uma viagem ao norte de Minas - para fazer uma trilha ecológica - soube que a prefeitura estava doando terras naquele lugar. Junto com um sócio, montara o primeiro posto de gasolina da cidade e ficara rico. A professora de Biologia se encantou com o projeto Jaíba em Matias Cardoso, MG e tornou-se grande exportadora de manga para a Europa. O professor de História é agora um advogado tributarista em viagem à China. Ele assessora empresas estrangeiras que têm negócios no Brasil. A professora de Inglês, junto com o marido, também ex-professor da mesma língua estrangeira, criou uma empresa de vans com motoristas bilingues e está em viagem de trabalho.

A conversa transcorria alegre e gostosa até que lá pelas duas, depois de umas boas doses, um dos alunos perguntou:

- Por que os bons professores deixam de ser professor?

Deu-me uma pressa de ir embora...