A Lição da Amizade

imagem do google

     “E que não haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.Pois o amor que busca outra coisa que não a descoberta de seu próprio mistério não é amor, mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.”
     Sei que posso ser acusada de anacrônica, mas sou do tipo que ainda acredita em amizades e posso afirmar, sem medo de errar, que é com elas que muito aprendo. Sem o peso das cobranças e das conveniências de uma relação mais intensa e estreita como é de pais e filhos e a de um casal, sei que é possível inventar e reinventar jeitos e trejeitos de um convívio terno, fraterno e especial.
     No meu talvez simplório entendimento, reafirmo que é muito bom ter amigos e privar de suas presenças em qualquer circunstancia da vida, pois se um amigo entristece e sofre também me entristeço e sofro com ele. Se estiver feliz também é minha a felicidade da sua alegria, do seu sucesso. A leveza de uma relação de amizade não me isenta da responsabilidade, do zelo e do cuidado com quem chamo de amigo.
     Para pessoas que me escolhem e a quem escolho partilhar amizade não economizo nem atenção, nem afeto, nem respeito ao modo de ser e viver de cada um, ainda que seja totalmente oposto ao meu e, quando for preciso, saberão que não vou poupá-las de dizer o que sinto e penso, assim como espero delas igual tratamento, igual postura diante da vida que dividimos, seja lá que via escolhermos para tecer a teia da nossa convivência.
     “Na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, em uma alegria não declarada”, porém não sem conflitos. Vez ou outra me desentendo com amigos mas, se entendemos que o que partilhamos é maior que qualquer mal entendido, acertamos nossos passos e compassos.
     Amizade é amor sem meio termo e sua maior lição é o quanto aprendo de mim mesma, do que sinto, do que sou e do que quero. Sei que nunca será tarde para aprender muito mais e espero continuar merecendo ser chamada de AMIGA por quem também assim considero.
     “E na doçura da amizade que haja o riso, e a partilha de prazeres. Pois é no orvalho das pequenas coisas que o coração encontra a frescura do seu amanhecer."

 Entre "aspas", pensamentos de Gibran Khalil Gibran sobre a Amizade no livro "O profeta”.
 
Da Série PARA REFLETIR