Aqui se faz...




Não adianta ir a igreja rezar e
Fazer tudo errado...
                   Fernando Mendes


     Aprendi, desde menina, algumas atitudes que valorizo e tomo como princípios de vida: colocar-me no lugar do outro, tratar como gosto de ser tratada, não fazer e nem desejar para outro o que não quero que me façam, porque acredito que tudo que fazemos e dizemos tem consequências.
     Há, infelizmente, em meio ao convívio das pessoas que habitam este planeta alguns tipos capazes de me surpreender, não pelo exemplo de dignidade e postura diante da vida, mas pela maldade, pela imensa capacidade de desrespeitar, sem nenhuma culpa, o seu semelhante. 
     Há, infelizmente, entre nós, os humanos, pessoas que não aprenderam a medir as consequências do que fazem pois, em nome dos sentimentos mais primários, mais rasteiros, são capazes de banalizar, de brincar com os sentimentos, com a boa fé e com a vida de outras pessoas.
     Quando percebo/desconfio de alguém com esse perfil de lobo em pele de cordeiro me afasto, faço questão da distância mas quando sei e confirmo que está agindo mesmo de má fé, que seu ato vai magoar, prejudicar alguém, a minha vontade é avisar o outro, sugerir que se proteja.
           E, para certos casos, não sou vidente mas antevejo o final: quando desmascaradas essas pessoas são também mestras na chantagem emocional, querem nos convencer de que são vítimas(oh, ninguém me ama, ninguém me quer...)derramam rios de lágrimas, dizem que os fins justificam os meios, que a vida é um vale tudo e que elas estão lutando pelo que acreditam ser SEU por direito, pela SUA felicidade.        
      Em casos próximos posso até não meter a colher, pois não fui chamada, mas do mais alto da minha indignação tenho plena consciência do que é sensato e do que é adequado, dos meus limites e de que, principalmente, não sou a palmatória do mundo, nem justiceira e só posso torçer para que, em algum momento, quem age assim tome consciência do mal que está fazendo e pare.
     E refletindo sobre a desumanização tão crescente da nossa sociedade sou surpreendida com a notícia de que aqui em Maceió, esta semana, uma jovem de 20 anos cometeu um crime tão torpe quanto banal é sua motivação:outra jovem de 18 anos havia supostamente se relacionado com o namorado dela e por isso foi barbaramente torturada e queimada ainda viva.Mais chocante ainda foi saber que a tal jovem assassina já era suspeita de mais um crime pelo mesmo motivo!
    Não consigo imaginar nada pior do que gente que se apossa da vida de outra pessoa, seja lá em nome do que, e acha que tem o poder de vida e morte sobre seus afetos e desafetos.Não sou da área mas acho que isso é doença e quem age assim deve procurar ajuda.
     Talvez por acreditar que colhemos o que plantamos e também para me confortar, lembro aqui vários ditados populares e cheios da sabedoria dos nossos ancestrais: “Aqui se faz , aqui que paga”, “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” “Quem planta vento colhe tempestade” e etc. e etc. que nada mais falam senão da Lei do Retorno.
     E do alto da experiência de quem já viveu um tantinho e aprende todos os dias a ser gente que respeita gente, que se empenha em semear o que é bom e belo, não imagino  paz de espírito nem felicidade para quem não se faça digno delas.

veja nota sobre o assassinato
http://reporteralagoas.com.br/novo/?p=51175

Da série PARA REFLETIR