Humanisia e Hipocridade

É incrível e não dá para ignorar o quanto as pessoas vivem de aparência, sempre preocupadas sobre o que vão pensar disso ou daquilo, sempre tão dispostas a interpretar papéis para não sofrer críticas ao mostrar o que realmente são. No fundo somos todos atores e atrizes, disputando pelo papel principal e pelo pódio de melhor ator, porque só os melhores são idolatrados, e nosso ego precisa disso, não é? Nossa vaidade precisa ser alimentada pra que estejamos satisfeitos e felizes, mas isso é mesmo a felicidade? Ou é só uma ilusão? Será que a felicidade está mesmo fora de nós? Não! Claro que não, não é um elogio, um pódio, um carro do ano, milhões de dólares que vai fazer você ser feliz e sim você estar bem com você mesmo, de que adianta ter o mundo nas mãos se você não estiver bem consigo? Você vai poder aproveitar os momentos que lhe forem proporcionados se você não estiver feliz com você mesmo? Claro que não! Você sempre vai achar que tudo está errado, que nada está bom o suficiente e sempre vai ver defeito em tudo e em todos, então a felicidade pode chutar o seu traseiro, que você nem vai notar a presença dela ali, só quando o tempo passar e você ver que perdeu momentos e oportunidades maravilhosas. Mas nunca é tarde demais para ser feliz. Nunca é tarde demais para relaxar com uma música, sorrir, cantar, brincar, pular e descobrir que sua criança interior não morreu. Porque é isso, na natureza nada morre, tudo se transforma, todos nós nos transformamos, mas no fundo ainda temos a essência daquilo que sempre fomos. E te agrada saber que sua essência é amarga, mesquinha, vaidosa, egoísta e egocêntrica? Acho que não. É só enxergar dentro de si para ver que você não é tão fútil e inútil assim. Que tem algo dentro de ti mesmo que tem opinião própria, que tem vontades próprias e que se sente fracassado e frustrado por não poder concretizar aquilo que sempre sonhou, porque você mesmo matou os seus sonhos de infância.

Toda vez que você finge ser outro alguém você mata um pedaço de você mesmo. E vai chegar a um ponto em que você vai interpretar tantos papéis que vai esquecer quem você é, e quando você esquece de quem você é você fica fácil de manipular. E é isso que estão fazendo com todos nós. Fazendo com que idolatremos o que existe fora, que sintamos vergonha do que há dentro de nós e matemos isso aos poucos para se apossar de nós com facilidade e nos fazer seguir toda e qualquer vontade sem contestar, porque no fundo sabemos que é errado, sabemos que é errado se importar com coisas fúteis quando tem oceanos sendo poluídos, atmosfera mudando, camada de ozônio dilatando, maremotos, terremotos ocorrendo com mais frequência, e com o que estamos nos importando? Com o carro do ano, com quem vai ganhar o Óscar, com quem vai sair na capa da Capricho. O ser humano é mais do que isso, se antes já era raro alguém que usasse mais do que a capacidade normal do cérebro, hoje em dia estão extintos, e sabe por quê? Porque assassinaram nossa vontade de saber das coisas, nos limitam a conhecer e nos especializar em uma única coisa para que percamos nossa vontade de explorar e conhecer tudo. Por que só podemos escolher uma faculdade? Eu não quero só saber de uma coisa específica, eu quero saber de várias coisas, conhecer a mente humana, a música, a história, a geografia, a astronomia, mas somos impedidos de fazer isso, ou pelo menos só podemos fazer uma coisa de cada vez, porque quanto menos soubermos melhor, quanto menos pensarmos mais máquinas de consumismo exagerado seremos. Seria tão mais fácil um mundo onde as pessoas não vivessem por aparência, com máscaras, com falsidade. Porque as pessoas andam tão sem personalidade e sem coragem que socializam por conveniência, falam e tratam bem pessoas que não suportam só para seu próprio proveito. Como conseguem conviver com sua imagem no espelho sabendo que tudo o que reflete ali é mentira? Eu definitivamente tenho vergonha de fazer parte de uma humanidade como esta, que sequer sabe o significado de ser humano.