O Abissal e a Superfície do Conhecimento

Seja um professor ou um consultor, ambos precisam procurar pela região abissal do conhecimento específico da sua área de trabalho. Deve-se deixar a superfície, a extratosfera, para o aluno, para o curioso de final de semana, ou para o cliente. Por outro lado, o profissional liberal tradicional possui a região mediana do saber, que é direcionado em um percentual suficiente para a sua subsistência, ou, no máximo, para produzir alguma riqueza financeira.

Já, voltando ao professor e ao consultor, ambos não podem se satisfazer com o raso, pois são cobrados e solicitados pelo seu excesso de conhecimento. E, assim, qualquer lacuna intelectual desse agente emissor (o professor, e o consultor) vai ser motivo para perda de credibilidade diante do agente receptor (o aluno, o cliente, a pessoa física ou a pessoa jurídica). Então, nesse sentido, onde o conhecimento é a moeda de troca, não existe espaço para o erro, pois ele poderá provocar sérios prejuizos futuros ao agente receptor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 24/02/2013
Reeditado em 27/02/2013
Código do texto: T4158089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.