Quem é o Maior e Mais Sábio Cientista?

"O primeiro gole do copo das ciências naturais torna ateu; mas no fundo do copo Deus aguarda." (Werner Heisenberg [1901-1976], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1932.)

"Quanto mais eu estudo a natureza mais fico impressionado com a obra do Criador. Nas menores de suas criaturas Deus colocou propriedades extraordinárias..."(Louis Pasteur [1822-1895], microbiólogo e químico.)

"Nem o ateísmo reflexivo dos filósofos, nem o inconsciente ateísmo dos indiferentes são compatíveis com as qualidades de ação, resistência e disciplina essenciais aos povos livres. Os descrentes, em geral, são fracos e pessimistas, resignados ou rebeldes, agitados ou agitadores. Mas ainda não basta crer: é preciso crer definida e ativamente em Deus, isto é, confessá-lo com firmeza, e praticá-lo com perseverança."(Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), filólogo e cientista político.)

"Eu olho para Deus através das obras de suas mãos e estas obras implicam intenções. Destas intenções recebo uma impressão do Todo Poderoso." (Arno Allan Penzias [1933-], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1978.)

"... eu encontro uma necessidade por Deus no universo e em minha própria vida ... Somos afortunados em termos a Bíblia, e especialmente o Novo Testamento, que nos fala de Deus em termos humanos muito acessíveis, embora também nos deixe algumas coisas difíceis de entender."(Arthur L. Schawlow [1921-1999], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1981.)

"Não tenho razão para ver uma discordância entre aquilo que sei como cientista que passa o dia inteiro estudando o genoma humano e aquilo que creio como alguém que presta muita atenção ao que a Bíblia me ensinou sobre Deus e sobre Jesus Cristo. ... A noção de que você deve escolher entre um e outro é um mito terrível que tem sido proposto, e que muitas pessoas têm aceito sem real oportunidade de examinar a evidência." (Francis Sellers Collins [1950- ], geneticista, ex-diretor do Projeto Genoma Humano.)

"Você pode perguntar: onde exatamente Deus entra em tudo isto? Talvez minha narrativa possa lhe dar algumas respostas, mas para mim a pergunta quase não faz sentido. Se você crê em Deus, não existe um 'onde' em particular. Ele sempre está presente... Para mim Deus é pessoal e também onipresente. Uma grande fonte de força, Ele fez uma enorme diferença para mim." (Charles Townes [1915-], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1964.)

"Para mim, a fé começa com a constatação de que uma inteligência suprema chamou o universo à existência e criou o homem. Não me é difícil crer isso, pois é inegável que onde há um plano, há também inteligência - um universo ordenado e em desdobramento atesta a verdade da declaração mais poderosa que jamais foi proferida: 'No princípio Deus criou'." (Arthur Holly Compton [1892-1962], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1927.)

"... desde a infância a fé firme e inabalável no Todo Poderoso e Todo Bondoso tem profundas raízes em mim. Decerto Seus caminhos não são nossos caminhos; mas a confiança Nele nos ajuda a vencer as provações mais difíceis." (Max Planck [1858-1947], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1919.)

"Como historiador preciso admitir que este pobre pregador da Galileia inevitavelmente é o centro da história." (Herbert George Wells [1866-1946], historiador e escritor.)

"Nunca senti pelas vilanias humanas mais enjoos e pela sorte de nossa terra mais desânimo. Felizmente a fé em Deus se me vai acendendo, à medida que se me apaga a confiança nos homens. No meio de tantos desconfortos e iniquidade tenho-me entregado estes dias exclusivamente à leitura do Evangelho, a eterna consolação dos malferidos nos grandes naufrágios." (Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), filólogo e cientista político.)

"Após conhecer e obedecer à vontade de Deus, o próximo alvo deve ser conhecer algo dos Seus atributos de sabedoria, poder e bondade evidenciados nas obras de Suas mãos." (James Prescott Joule [1818-1889], físico.)

"Existem questões a cuja resposta eu daria um valor infinitamente maior do que às matemáticas, por exemplo, questões sobre ética, sobre nosso relacionamento com Deus, sobre nosso destino e nosso futuro. Para a alma existe uma satisfação de espécie superior, para a qual dispenso o que é material" (Karl Friedrich Gauss (1777-1855), matemático e físico.)

"Eu confio em certezas. Eu sei que meu Redentor vive, e porque Ele vive eu também viverei." (Michael Faraday [1791-1867], físico e químico.)

"Submeti as verdades fundamentais da fé a um estudo minucioso. Li as obras dos apologetas e de seus adversários, avaliei as razões a favor e contra e assim obtive argumentos relevantes que tornam a religião (bíblica) tão digna de confiança ao espírito científico que uma alma com pensamentos nobres ainda não pervertida por pecado e paixão não pode senão abraçá-la e afeiçoar-se a ela. Peço a Deus que minha profissão de fé, que me foi solicitada e que eu forneço com alegria, escrita de próprio punho e por mim assinada, possa ser apresentada a todos, pois não me envergonho do Evangelho." (Alessandro Volta (1745-1827), físico.)

"A verdadeira felicidade consiste no amor a Deus, porém num amor sem preconceitos, cujo fogo arde na luz do conhecimento. Este tipo de amor gera a alegria com boas ações, que dá apoio à virtude e, tendo Deus como centro, eleva o humano ao divino." (Gottfried Wilhelm Leibniz [1646-1716], matemático, engenheiro, filósofo e diplomata.)

"Devemos crer em um Deus e não ter outros deuses além dele. Ele é eterno, onipresente, onisciente, onipotente, Criador de todas as coisas, sábio, justo, bom e santo. Devemos amá-lo, temê-lo, honrá-lo e confiar Nele, orar a Ele, dar-lhe graças, louvá-lo e santificar seu nome, cumprir seus mandamentos e dispor de tempo para honrá-lo em culto." (Isaac Newton [1643-1727], matemático e físico.)

"...começo a compreender o que é a vida através da fé num Criador... revelado por um homem nascido há cerca de 2000 anos."(Antony Hewish [1924-], ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1974.)

"E agora, quando olhamos para a outra margem, um único vulto ergue-se das águas e preenche todo o horizonte. É o Salvador - Deus encarnado no homem Jesus de Nazaré." (Arnold Joseph Toynbee [1889-1975], historiador.)

"...Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,Em quem estão escondidos TODOS os tesouros da sabedoria e da ciência." (Colossenses 2:2-3)

O meu Criador me basta;

meu pão,meu ar, minha doutrina.

Luz que das trevas me afasta,

Jesus, cabeça de esquina.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 07/03/2013
Reeditado em 07/03/2013
Código do texto: T4175599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.