AMIZADE ENTRE HOMEM E MULHER

Na manhã de 19 de março de 2013

Ofereço a... Meu Deus, todos os nomes se me tornaram interditos, nomes todos para interdição. “Que mal fiz eu aos deuses todos?”

Pode realmente haver amizade entre homem e mulher? Pautei toda a minha vida pela certeza disso (em especial nas últimas quase duas décadas e meia desde quando, em 1990, houve A GRANDE E IRREVERSÍVEL ALTERAÇÃO DE ROTA). Agora... pobre de mim, é mais uma das certezas para viver, ad eternum, sob nevoeiro intenso... mais uma em mim, pessoa mesmo destinada a certezas nenhumas. Esta, sob cerrado nevoeiro, é o retrato nítido de uma das minhas perdas mais dolorosas, uma das mais dolorosas, com toda certeza, em vida só feita de perdas irremediáveis. Como diz Vinícius, em seu poema “Natal”: /Para isso fomos feitos/ Para chorar e sermos chorados. / Pois é, poetinha: é isso. É dolorosamente isso, sempre. Mais uma dor sem remédio. Que remédio lhe poderia haver? Nenhum, assim como nenhum remédio, também, para todas e cada uma das outras perdas. Talvez, ainda, algo para lhe atenuar, um pouquinho, a dor agudíssima... Talvez, ainda. Talvez. Quem sabe.

*****************************************************************************