A Importância da Leitura

A leitura é indispensável para todas as idades, é a mestra calada e o remédio para a ignorância. O problema é a falta dela na vida do jovem, com isso, geram consequências desastrosas na vida acadêmica e profissional. Os fatores são vários e refletem negativamente na sociedade, gerando inclusive preocupações na vida dos profissionais da educação e governo.

É alarmante para os profissionais da educação principalmente no ensino superior, a falta de leitura na vida dos acadêmicos. Essa preocupação tem afetado até mesmo o Ministério da Educação que tem procurado soluções viáveis para esse problema. A falta de leitura gera dificuldade em desenvolver o pensamento, complicações em elaborar os textos acadêmicos, a comunicação fica comprometida devido à falta de conhecimento das diversas áreas, o raciocínio lógico fica desprovido de argumentos consistentes e claros.

O encontro do jovem com o livro cada vez está mais distante, não há interesse pelos clássicos da literatura e os autores modernos. Os estudantes preferem os resumos dos livros na época do vestibular, procuram os filmes para compreender o livro exigido pela faculdade para fazer seus trabalhos e resumos. Devido às facilidades de se encontrar os artigos, trabalhos acadêmicos e pesquisas na internet os livros ficam cada vez mais longe da vida estudantil.

As bibliotecas e livrarias são as menos visitadas pela juventude no dia a dia. Os números de jovens que procuram os livros são bem menores do que aqueles que buscam atrativos completamente diferentes dos livros como: cinemas, teatros, festas, bares, sala de bate papo, rede sociais etc.

É importante ressaltar que a leitura não pode ficar de fora na vida de um individuo, seja jovem ou adulto. O hábito de uma boa leitura se começa aos poucos, buscando primeiramente livros, autores e histórias do seu próprio interesse. A leitura gera vida, conhecimento e provê habilidades para se interpretar as situações de formas claras e objetivas. Pois se aprende a ler, lendo.

Valmir Silva
Enviado por Valmir Silva em 19/03/2013
Código do texto: T4197049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.