O que é cultura?

O QUE É CULTURA

Cultura é tudo o que é cultivado, ou que se cultiva. E de cultura vem a palavra culto, seja culta a pessoa que cultiva a sabedoria, o entendimento, e culto no sentido de solenizar liturgicamente determinada filosofia e crença, cultivar - cultivar (cuidar e dedicar-se rotineiramente) acostumando-se, tornando sagrado, religioso, tendo zelo para aquilo, fazendo tradicional, entendendo cada vez mais. Cultivar é justamente cuidar, tratar com cuidado e zelo algo, especialmente algo vivo como os animais, as plantas e o planeta e algo vivo como o que produz movimento em meio às maças humanas, algo que atua e produz efeitos na vida dos indivíduos e da coletividade

No sentido escolástico, cultura é cultivar o hábito de conhecer mais, descobrir, desvendar, esclarecer, pesquisar para conhecer e compreender. Informar-se é uma forma de cultura. Infirmar-se (ou enformar) denota tomar a forma de ou dar forma de a algo, querendo dizer que quando nos informamos ou somos informados no sentido de sermos comunicados de algo por qualquer meio, o conhecimento que absorvemos dá forma a nossos princípios que se refletirá em nossas ações.

Pode-se cultivar maus hábitos, maus costumes, maus pensamentos, péssima música, tipos impróprios de práticas e amizades e então nossa maneira de pensar e de agir toma a forma do que cultivou-se. Sempre nossa maneira de pensar e agir será formatada pelo que cultivamos. Ou seja, sempre acabaremos cultuando o que cultivamos. Em outras palavras, nossas ações estarão sempre de acordo com as filosofias que adotarmos. Se cultivamos maus hábitos, nossas ações retratarão más ações.

Tudo que se cultiva ou cultua é cultura. Nem sempre a cultura é aprendizado e nem sempre é benéfico, mas também pode ser retrocesso, “desaprendizagem”. Alguém que usa droga cultiva um mau hábito e cultua um mau costume; alguém que assiste filmes, lê livros, ouve música, etc., retrógrados, irreverentes, revolucionários, rebeldes, insolentes, depressivos, violentos, etc., pensará dessa forma e agira exatamente assim.

Por isso, pense bem, tudo é cultura, mas nem toda cultura é boa, pois não produz bem-estar geral, bem-estar social, harmonia, amizade, construtividade e jamais brutalidade, violência, insolência, rebeldia, etc..

Wilson do Amaral