SOBRE O SOCIALISMO

“A todos conforme sua necessidade e de todos conforme suas capacidades”(Karl Marx)

Desde que eu comecei a ler sobre marxismo, essa é um pensamento que percebo ser essência nessa corrente filosófica.

Mas há um texto veiculando na internet, mais precisamente nas redes sociais, intitulado “Um experimento socialista”, feito por um professor em sala de aula com o intuito de provar que o socialismo não funciona.

Um experimento simplório demais e ilustrador do quanto falta de leitura para esse professor ou de quanto ele está a serviço do imperialismo, de quem o socialismo e seus aliados são inimigos.

O professor deu notas iguais aos alunos independente de suas habilidades nas provas e assim causou um tumulto, conflitos porque os que estudaram mais não se conformaram e os que não estudavam nada passaram ainda a estudar bem menos porque sabiam que iam ter as mesmas notas dos que estudavam.

Então, o experimento do professor ignora a essência do socialismo que é justamente fazer a distribuição de acordo com capacidades e necessidades?

Seres humanos relapsos, preguiçosos, irão existir em qualquer sistema, contudo, em um sistema em que ter um carro não tenha mais valor do que ter conhecimento; ou que a distribuição igualitária de bens e riquezas e renda não permita que haja esse consumo voraz que caracteriza o capitalismo,(poucos podendo adquirir bens de consumo caríssimos e muitos sem ter o que botar na mesa para comer) num sistema desses, a falta de conhecimentos não terá lugar uma vez que um pedreiro será reconhecido com uma pessoa que tem capacidades e necessidades da mesma forma como um engenheiro.

Claro que se percebe que o professor é uma pessoa a serviço do capitalismo ou imperialismo uma vez que não acredito que ele não conheça nada sobre socialismo.

Mas textos como esses devem ser contestados pois suscitam ideia erradas.

Um trabalhador de uma industria ou de uma loja de departamentos, no sistema capitalista, só recebe o salário,geralmente, uma vez ao mês mas o dono da produção, vai receber o lucro em cima da força de trabalho do trabalhador.E não separa uma parte desse lucro para dividir entre seus trabalhadores que foram quem realmente produziram e o fizeram ganhar tanto dinheiro, ou seja, ficar rico.Mas o trabalhador não vai poder nem consumir o que ele mesmo produz

Isso é justo?

E as capacidades do trabalhador não são recompensadas?

E as suas necessidades, não são as mesmas do dono da produção?

As competências do Estado se fazem através das políticas públicas e do que a sociedade busca para sua melhoria, através de participação efetiva no contexto.

Contudo, o que se vê é o Estado sendo apenas um operador a serviço das grandes Empresas ou da burguesia, empresários, latifundiários, etc e criando ‘ políticas públicas” que pagam,por exemplo, a uma mãe e seu filho sem trabalho de carteira assinada, a quantia de 90,00 (Bolsa Familia)mensais, para que eles possam comer e se locomover.Nem digo vestir e calçar porque ,claro não vai dar!

Mas essas políticas são para que o Estado ( e para implementar essas bolsas ele já pediu permissão aos grupos dominantes-os donos da grana) mostre serviço ou crie a ilusão de que está fazendo seu papel.

Isso é o sistema capitalista( o Mercado é o Senhor absoluto) que em algum momento foi apelidado, em alguns países de social democracia.

Apesar das alegações positivas das políticas sociais implementadas ,o que se observa na prática, é a dominação liberal, do Mercado, onde a Educação é comprada e vendida assim como a saúde e a cultura. A que essa mãe com esse filho jamais terão acesso!

Contudo, aos poucos, as falácias do neoliberalismo e da globalização vão sendo desveladas na percepção sobre o real significado de globalização ou seja reformas nos sentido de impor ideias individualistas,tecnocráticas e mercantis..Como um processo de recolonização cultural dos países latino-americanos, o que chamamos de globo colonização..

Destacando uns pontos do texto que fala do tal experimento, e com a colaboração de uma camarada conhecedora de sistemas socialistas da America-Latina:

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico:

R- FALÁCIA. Pode sim na medida que se faz uma reforma urbana e agrária radical.

.

2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber:

R-CONCORDO. Esse é o espírito do capitalismo em especial nos países com uma imensa desigualdade social como o nosso

3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;

R-Quem distribui a produção coletiva entre todos não é o governo. É o Estado.

.

4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;

R-Esse é a teoria que não se pode dividir o bolo, enquanto ele está crescendo, mas esse bolo só cresce para uns. O acúmulo de riquezas é ótimo para quem é rico e para os pobres que adoram viver para ver os ricos viverem!

.

5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

R-Concordo: Essa é a razão da crise nos países capitalistas e não há saída para ela dentro do capitalismo.

Arlete Guimarães com a colaboração de Maria Leite.

P.s- O texto que originou a reflexão acima está aqui

http://www.odevaneador.com/2013/03/um-experimento-socialista.html

NINFEIA G
Enviado por NINFEIA G em 27/03/2013
Código do texto: T4210348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.