"Reflexões na madrugada"

Reuniões em família são produtivas se nos colocamos em um canto á observar e escutar o que os mais pródigos e de mais idades dialogam ente si. Ouvi, não sem querer, de um amável tio: -‘herege não é aquele que se queima na fogueira, si não aquele que a acende’; ‘ o que trabalhou muito para formar suas crenças, sabe respeitar a dos outros’. Paremos por ai! Fiquei a pensar no homem de senso comum, imunes da paixão da verdade pela qual filósofos e ilustres pensadores sacrificaram a sua vida. C reio que neles, homem de senso comum, suas inteligências são como águas mornas, terras sem cultivos, espíritos rotineiros povoados de opiniões que os escravizam. Na maioria ostentam grandeloguecia... Quiças um disfarce a intima vacuidade, muita retórica, palavras muitas vezes insubstansciais como se todos quisessem ouvi-los. Estas mediocracias exigem, destes atores, seriedade convencional, que dá importância á fantasmagoria coletiva. Em realidade, escravos da sombra que suas aparências projetaram na opinião dos que os rodeiam.Cujo culto,os obrigam a viver sempre em contínuo alarma.En buena hora escuche esas palabras, e pensei em nossos políticos,já que a discussão versava em torno de leis, que estariam sendo descumpridas e conquistas que estariam sendo rechaçadas em meio a um turbilhão de preconceitos.E percebo, já no começo de um novo dia, que as únicas vitimas destas falsas virtudes são os homens excelentes,que ainda lutam,sem constrangimentos.Enquanto os invejosos os nécios, fingem serem necessários e sobem ao poder...

Venusia Pimentel/013