Liberdade e igualdade e poder

I

Liberdade é liberdade de errar: nenhum grupo tem o privilégio do desatino, e ninguém tem o direito de coagir qualquer pessoa a abandonar seus vícios, impondo a sua noção de perfeição.

Por imperfeito que seja, temos o dever de ser o que somos e, pela mesma razão, a obrigação de tolerarmos a manifestação da personalidade alheia.

O exercício da tolerância requer o equilíbrio de reciprocamente suportar circunstâncias que embora desagradem a uns amoldam-se a outros.

Qualquer admoestação em contrário é uma violência inadmissível e um atentado às liberdades individuais.

II

Liberdade de expressão é a liberdade de dizer o que incomoda, especialmente o que os poderosos não querem ouvir.

Desconfie de quem apela à liberdade de expressão para atacar quem se opõem e cobrir de elogios quem está no poder.

Aceitar a liberdade imposta é o primeiro passo para a submissão da escravidão; se a liberdade depender de algo ou alguém, simplesmente não é liberdade.

III

Não existe liberdade.

Somos todos condenados às leis da vida, o que não impede tomar a iniciativa para mudar o nosso destino.

E justamente por haver autonomia em um mundo de restrições é que somos livres.

O que não nos impede de respeitar certos limites, adequarmos à ordem e observar direitos e deveres.

Não existe disciplina.

IV

Não existe igualdade.

Somos todos diferentes, o que não nos impede de ser, ter, reconhecer, respeitar e valorizar nossas semelhanças.

E, justamente por haver semelhanças entre um mundo de desigualdades é que somos iguais.

O que não nos impede de ser, ter, reconhecer, respeitar e valorizar nossas diferenças.

Não existe diferença.

V

O contrário de poder é não poder.

Sergipe, fevereiro de 2013.

Adriano Dal Molin
Enviado por Adriano Dal Molin em 15/04/2013
Reeditado em 15/04/2013
Código do texto: T4242255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.