A Ditadura dos Cabelos Curtos nos Homens

Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre teve cabelos grandes. Contempla-se nos desenhos das cavernas, nas cerâmicas primitivas, nas estátuas gregas e romanas, nos desenhos e ilustrações medievais uma única verdade; o homem sempre cultivou os cabelos longos. E isso se prolongou até o século XIX, século de D. Pedro I e II, época de Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Edgard Allan Poe, Oscar Wilde, Honoré de Balzac, dentre outras celebridades da época. Os homens vestiam-se com roupas escuras, grandes chapéus e botas lustradas e zelavam pelas suas cabeleiras.

Então, chegou o século XX e com eles surgiram as diversas ideologias reformistas da sociedade. Temos como exemplo capital o fascismo e o nazismo, que pretendiam militarizar o ser humano e, como um dos símbolos dessa proposta, promoviam o corte de cabelo como representação desse novo homem; mais forte e mais viril. E, de forma preconceituosa, rotulavam os cabelos grandes como algo limitado ao universo feminino. Nesse sentido, com o passar do tempo o homem foi sistematicamente perdendo os seus cabelos. Seguindo essa moda imposta pelas ideologias de massa, tanto de direita como de esquerda, ele foi se amoldando a esse estilo e se tornando cada vez mais preconceituoso com os sujeitos que possuíam cabelos maiores do que o padrão.

Diante disso, surgiram os anos 60 e com eles os Beatles, os Rolling Stones, e outras bandas de rock’n roll que tinham como protagonistas cantores cabeludos. E, assim, a juventude da época aderiu essa moda e rachou o preceito do cabelo curto nos homens, recuperando, então, a naturalidade dos cabelos grandes. Contudo, a regra do cabelo curto ainda assim se prolongou até os dias de hoje, talvez por influência da tradição ou então pela intervenção da moda e dos salões de beleza. O fato é que os cabelos curtos ainda são um costume que passam de pai para filho, sem ambos se indagarem o porquê disso. Apesar de que hoje isso não é mais motivo de preconceito (pelo menos evidente), podendo o homem optar sem maiores problemas pelo tamanho do cabelo que quer ter. Enfim, pode-se afirmar que a liberdade de estilos e de diversidades está começando a ser respeitada, incluindo-se nisso o uso dos cabelos longos nos homens.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 23/04/2013
Reeditado em 23/04/2013
Código do texto: T4255592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.