MALDIÇÂO OU ESCOLHA?
 


Ouvi hoje pela manhã uma palavra que me chamou a atenção: MALDIÇÂO.

Uma palavra até comum, dita em situações como: “maldição, esqueci a carteira novamente”.

Mas, confesso que no contexto em que ouvi, fiquei curiosa e fui dar uma olhada mais detalhada no dicionário. Eis o que encontrei:

Maldição: ato ou efeito de amaldiçoar ou maldizer. Praga. Desgraça, infortúnio, calamidade.

Portanto, maldição pode ser um ato externo, vindo de alguém que quer o mal e o expressa através de uma ação. Seja esta ação verbal (palavras, xingamentos, ofensas) ou através do pensamento.

Já a segunda parte do significado de maldição: “desgraça, infortúnio, calamidade”, parece ser algo sem controle, predestinado, quase como uma profecia ruim que se cumprirá de um jeito ou de outro.

Visto assim, a maldição parece até cômoda e justificável já que exime quem a carrega de qualquer responsabilidade, pois seu caráter é irrevogável, intransferível e obviamente inevitável.

Eu não acredito em pragas, profecias destrutivas ou maldições. Mas acredito nas pessoas quando dizem que acreditam nestas coisas.

Para mim é a crença que causa o dano. É o fortalecimento do mal que abre as portas para que as desgraças aconteçam.

Portanto, é questão de opção. Como tudo na vida.

Simples assim.


Imagem: google


 
Edeni Mendes da Rocha
Enviado por Edeni Mendes da Rocha em 24/04/2013
Reeditado em 24/04/2013
Código do texto: T4256972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.