Contaminação


O dia começa bem.
Você teve uma noite de sono relaxante e acorda com energia e disposição.
Toma o seu café da manhã, escolhe a roupa para o trabalho, repassa a agenda mental e tudo está correndo perfeitamente bem.
Aí, acontece algo que muda totalmente seu estado de espírito.
Contaminação.
Alguém conta uma história, fala algo desagradável ou faz você lembrar de uma situação incômoda.

Imediatamente o ânimo muda.
A memória busca imagens, sensações e sem querer você começa a reviver a cena desagradável despertada pelo que ouviu.
A partir daí, se não houver controle, o dia pode azedar.
Porque uma lembrança puxa a outra, que provoca uma reação psicológica que por sua vez, provoca outra reação física.
A mente reage primeiro e em seguida o corpo sofre alterações.
Hormônios são secretados, a circulação sanguínea aumenta, assim como os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a respiração.
Logo vem a ira, a tristeza, a agressividade, os questionamentos, enfim, uma série de transtornos.
Se a mágoa fizer parte das lembranças, acontece então um “revival”. Tudo retorna. É o que se chama “remoer a mágoa”.
Passamos a lembrar, a reviver aquele sentimento e por mais longíquo que tenha sido a situação, nossa mente e nosso corpo não são capazes de fazer a dissociação temporal. Reagem como se a mágoa tivesse sido causada naquele momento.
Ou seja, sofremos novamente e continuaremos sofrendo enquanto não nos livrarmos daquela dor.
Portanto, deveríamos ser sábios o suficiente para policiar nossos pensamentos todos os dias e bloquear tudo aquilo que pode nos causar mal.
Porque o passado é imutável. Nada do que aconteceu pode ser alterado. Mesmo que revivamos um milhão de vezes uma situação, ela não vai mudar e nem será diferente.
Sei que na teoria é tudo muito simples, mas enxergar a constante recorrência destas vivências, já é meio caminho andado.
Portanto, eis a reflexão do dia: a contaminação só ocorre se houver permissão.
Pense nisto.




 
Edeni Mendes da Rocha
Enviado por Edeni Mendes da Rocha em 08/05/2013
Reeditado em 08/05/2013
Código do texto: T4280083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.