Crítica aos críticos desocupados

Outro dia li duras críticas à rede globo por veicular uma reportagem que questionava o modo como uma operação foi conduzida no Rio de Janeiro na tentativa de "prender" um dos maiores traficantes daquela cidade. Uma das tantas mentes desocupadas que permeiam a internet criou uma imagem que dizia: "A Rede Globo está de luto pela morte do bandido Matemático". Logo a imagem se popularizou na internet e recebeu vários compartilhamentos nas redes sociais. A impressão que dava, para quem a via, era que esse canal de TV estava lamentando a morte do bandido, quando na verdade a reportagem apenas suscitava uma discussao entorno da ação que acabou por expor a inocente população da favela da Coreia (até que se prove o contrário).

Não quero defender a imparcialidade da Rede Globo, muitos meios de comunição são declaradamente tendenciosos e criam sua matérias com objetivos não muito claros. Entretanto, independente do fator que determinou a veiculação daquelas imagens, acho absolutamente plausível debater ações daquela natureza tal como as quais tomadas pela polícia civil naquela noite de maio de 2012.

Qualquer que se colocar no lugar das milhares de pessoas que habitam as regiões urbanas marginais pensaria assim, principalmente sabendo que elas ali vivem não por opção, mas por terem condições financeiras insuficientes, fato que não as tiram o direito de dormirem tranquilamente no sossego de suas simplorias residências, sem serem alvejadas por tiros desferidos por armas daqueles que, por direito, deveriam garantir sua segurança.

Souza Rafael
Enviado por Souza Rafael em 15/05/2013
Código do texto: T4292068
Classificação de conteúdo: seguro