PENSAMENTOS E REFLEXÕES


Alegre-se com a dádiva de poder acordar cada manhã e ter a graça de um novo dia.
******
Amigo de verdade é aquele que não nos abandona por nos estimar apesar de nada.
******
Quem governa a si mesmo, não inveja reinos da Terra.
******
É em nós que está a vontade, a força e o poder de fazer desaparecer de nossa mente, as tristezas, as más lembranças e os infortúnios que nos rondam como morcegos em noite escura.
******
Um bom amigo tem bons amigos.
******
Shakespeare achava, e acho que eu também, que, o que nos faz por mais felizes é encontrar uma alma que se condói e sobretudo se lembra dos amigos.

Reflexão: Este pensamento de Shakespeare nos leva a refletir sobre aquilo que mais estamos precisando em nossos dias. Precisamos nos recordar sempre da parábola do "Bom Samaritano" dos textos sagrados. Um homem, um judeu, fora roubado e agredido, sangrando e cheio de hematomas, sufocado no próprio sangue, já meio morto; pois era um bando de assaltantes de estrada que o haviam espancado. Os samaritanos eram de uma etnia, a que os israelitas judeus não consideravam. Tinham divergências religiosas. Pois, esse samaritano, não pensou nas divergências que vinham desde seus ancestrais. Ao contrário  um sacerdote que por alí passou antes, viu o homem ferido e nada fez, passou ao largo como diz as Escrituras. Após o sacerdote, passou um levita, que tinha amaldiçoado de ter tido o azar de passar por ali: - Melhor que não tivesse visto nada! Que fez o Samaritano? Parou e socorreu ao ferido, sem nenhuma acepção de raça,costumes ou religiosidade, não só socorreu, como pensou seus ferimentos com azeite e vinho, e, ainda o levou para uma estalajem para se recuperar e se alimentar, dando o samaritano, dois dinheiros, para pagar os gastos com o ferido. Dizendo: Faça-lhe tudo o que for necessário, que ao retornar pagarei. Foi portanto mais fiel a Deus do que os próprios judeus e israelitas, que reivindicavam   Yavé (hbr. YHVH), como seu exclusivo Deus, desprezando aos samaritanos. Portanto os judeus e israelitas eram hipócritas, em relação ao amor ao próximo.
******

Pense bem, Planeje bem. E acima de tudo o que seria o mais difícil, será feito tudo bem. 
******
Se Deus tivesse criado todos os homens fadados à desgraça, independente do arbítrio e culpa humanas; teria Ele criado ao invés do Bem, o império do Mal. 
 ******

O hábito se fundamenta na repetição e pela experiência da repetição. O mal repetido e assimilado torna-se péssimo.
O bem, o amor, repetido ao longo da vida e do tempo, quando praticado, torná-se o bálsamo dos males da alma.

PARA PENSAR E REFLETIR

Poucas guerras apresentam tão elevado número de vítimas de forma tão violenta e horrível, causando tantas dores, aos agonizantes e familiares, de uma só vez e em um único dia, como nos acidentes de trânsito. Em um só ano o Brasil mata mais pessoas nos acidentes de trânsito do que os mortos nos dez anos da guerra do Vietnam.

PAI, AJUDA-ME A LEMBRAR QUE NÃO SOU FILHO ÚNICO, QUE TENHO MUITOS OUTROS IRMÃOS, E NECESSITADOS, ESPALHADOS POR TODA A TERRA.

                                              
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 23/05/2013
Código do texto: T4304401
Classificação de conteúdo: seguro