A VIDA É DURA PARA QUEM É DURO COM A VIDA

"QUANTO MAIS VOCÊ ENDURECER COM A VIDA, MAIS A VIDA SERÁ DURA COM VOCÊ. SE VOCÊ ENDURECER COM AS PESSOAS, MUITO MAIS DUROS TODOS LHE SERÃO. E SE ENDURECER COM A SOCIEDADE E O SISTEMA, MUITO MAIS DURO TUDO ISSO LHE SERÁ.”

“É você quem faz sua vida. Ela será exatamente como você quiser que seja. Se você facilitar, a vida será fácil, mas se você complicar, tudo ficará muito mais difícil. Facilite com as pessoas e verá que vale a pena. Facilite com tudo o mais, e viva uma vida leve e tranquila. Descomplique sua vida. Afinal, é você quem está vivendo ela."

"Quando mais formos duros com o mundo, mais duros seremos com nós mesmos. Todos nós precisamos mudar. Não estamos em uma guerra. A guerra somos nós quem fazemos."

"Quanto a luta que cabe-nos empreender contra as injustiças, se achamos que ela tem que ser pela dureza ou por outro caminho, cada um deve fazer a sua escolha, mas isso não altera a realidade da física de que o martelo que malha o ferro também sai malhado. Cabe-nos, portanto, escolher quão malhados queremos ser".

"Embora não sejamos de ferro, nossa dureza para com o resto, especialmente para com as pessoas, sempre produz efeito, como o choque do ferro no martelo que o malha. Mas, para vencer a revanche do ferro malhado, o ferreiro bate cada vez com mais força. Vai moldando o ferro lentamente, mas recebendo sempre mais choques e cada vez mais fortes. E um dia a ferramenta que ele tiver moldado pode ser a que se voltará contra ele, valendo-se justamente da forma que ele lhe deu.

Não se pode negar que nas relações humanas funciona assim. Todavia temos feito de conta que não, endurecendo sempre uns contra os outros, querendo moldar-nos mutuamente, e por isso temos colhido cada dia mais choques da violência que temos produzido.

Mas não era isso, porém, que eu queria dizer ao redigi meu pensamento. O que expus trata das pessoas rebeldes, que vivem em choque com tudo e todos e sempre reclamando da vida. Desejo com esse pensamento ajudá-las a ter uma vida mais suave."

Wilson do Amaral