E, POR FALAR EM COMBATER INJUSTIÇAS..., O QUE É ISTO MESMO?

É uma mudança de cada um em si mesmo e não nos outros.

Gostamos muito e somos muito eficientes em combater os outros, mas quanto a reconhecer e combater nossos próprios vacilos, vícios e defeitos de caráter, sempre deixamos por assim mesmo.

Portanto, com este pensamento em vista, combater as injustiças é combatê-la em sua origem, exterminando assim seus efeitos. Isto significa:

Não explorar o trabalhador com salários de fome e carga horária exaustiva.

Não exigir do trabalhador tantos cursos caros de aprimoramento e atualização profissional, mas custear-lhes esses cursos quando forem exigidos.

Não abusar do poder econômico exaurindo o pobre com preços abusivos no transporte público, no supermercado, na farmácia, no plano de saúde, na moradia, etc..

Não sufocar as famílias com impostos extorsivos, com taxas em demasia.

Não dificultar aos pequenos o empreender, o criar sua própria empresa e ger empregos, com taxas impossíveis e burocracia atravancadora.

Não dar as costas ao necessitado, amparando-o para que não caia em desgraça e se torne um mal para si mesmo, para os seus e para os demais.

Amparar nosso semelhante em tudo e em todas as necessidades.

E, um ótimo remédio, inclusive, contra a depressão, “envolver-se com os pobres e necessitados”; ter pena dos outros em vez de afundar-se no pessimismo por pena de si mesmo. Quem tem pena dos outros não tem tempo para ter pena de si mesmo.

Wilson doa Amaral