AS CRÍTICAS SÃO NOSSA MAIOR OPORTUNIDADE

As pessoas são propensas a cercarem-se de pessoas que pensam como elas. Sendo assim, idiotas têm propensão a sentirem-se bem com idiotas. Por isto, antes que sejas diagnosticado com depressão e baixa auto estima, certifique-se você mesmo se não é um idiota. Disse isto ao ver num banner: "Antes que sejas diagnosticado com depressão e baixa auto estima, certifique-se você não está cercado de idiotas". A pessoa dizia isso referindo-se a quem sofrem bullying, dizendo que os que infringem essa prática aos outros (o que, sem dúvida, é maldade e impróprio) e os que têm a bulimia por frescura são os idiotas.

Todos nós sofremos bullying vez ou outra quando crianças; a maioria de nós foi vaiada, debochada e criticada e quase todos nós participamos de uma dessas maldosas seções de tortura psicológica a algum colega só para ver o coitado se contorcendo de indignação. No entanto, costumo ver as pessoas da minha idade dizendo que não têm nenhum trauma por isto. E eu, que mais criticado fui por causa dos meus lábios carnudos e nariz de batata, tenho boas lembranças e saudade dos meus colegas e dos amigos de quartel e de todos que me chamaram de "buldog" por dizerem que eu tinha "bochechas de buldog velho" e até latiram para mim. E hoje penso quanto esses deboches me ajudaram a valorizar o que eu sou, a amar minha aparência exclusiva que compõe o retrato de minha personalidade. Aliás, fiz sucesso em um tempo como chargista e tirinista com um nome artístico que compus juntando esse e outros apelidos.

Na verdade, as críticas são nossa maior oportunidade para aprender e crescer. O deboche vem de gente que não tem pena de nós na hora que deseja nos avacalhar, então essa pessoa não é parcial; fala o que vê, sente e pensa. Nenhuma pessoa que cresceu e se tornou forte ficou assim exercitando a auto piedade e não enfrentando de peito aberto e cheio de coragem os entraves da vida, especialmente encarando de frente seus próprios defeitos e aprendendo a conviver e superar um por um.

Uma pessoa que nunca sofreu críticas é uma pessoa às cegas e iludida com sua própria perfeição e infalibilidade. Uma pessoa que nunca soube levar na esportiva e superar os abusos e chacotas dos amigos e colegas é uma suprema majestade intocável, alguém sem a menor humildade e nenhuma capacidade de "andar na chuva", especialmente sob a "chuva de canivetes" que é a vida real.

Portanto, estamos inaugurando o tempo em que as pessoas serão incapazes até de relacionar-se umas com as outras, precisando de tribunais e juízes para arbitrar as relações entre os colegas de brincadeira, escola e trabalho. Nossa sociedade está se compondo de “bonecas de porcelana emocionais”. Acho que estamos no cúmulo da ditadura "excentrial", no apogeu do auto mimo, na apoteose da frescura.

Mas, como disse outro dia: “Quem tem pena dos outro não tem tempo de ter pena de si”. E daí não sofre depressão.

Wilson do Amaral