POR FALTA DO BEM É QUE O MAL PREVALECE

“As pessoas sofrem por esperar dos outros o bem que não se dispõem a dar. Não fazem o bem por esperar que os outros lhes façam primeiro, para então fazê-lo por recompensa. Muitos poucos fazem o bem e a maioria o faz esperando paga. Mas o bem só é bem se não depende de motivação para acontecer. A maioria não se dispõe a fazer o bem de graça e assim quase ninguém o faz de forma alguma, pois quase todos querem vantagens até para fazer o que é obrigação fazer, não percebendo que fazer bem e fazer o bem é que é a grande vantagem. Quando todos, porém, decidirem fazer o bem espontaneamente, todos receberão inesperadamente o bem que esperam de todos”.

“Se fazemos o bem apenas a quem nos faz o bem, o fazemos por recompensa a quem o merece, mas dele não carece, pois se pode fazer o bem é porque dele tem abastança. Mais vale fazer o bem a quem não sabe fazer o bem, pois este sim do bem tem falta, mas se o receber de alguém, logo terá para dar também a quem não tem.”

“Muitas pessoas não fazem o bem porque o bem não aprenderam, por não tê-lo recebido das pessoas que se dizem do bem, que o conhecem e o têm em abastança, mas o retêm, querendo dá-lo apenas a quem mereça, a quem lhes faz o bem e que dele não carece, pois já o têm de sobra”.

“A única maneira de vencermos o mal, é inundarmos o mundo de bem, dando-o a quem mereça e a quem não mereça, pois o mal é justamente a ausência do bem e, se nós que nos dissemos do bem, que presumimos ter o bem em nós, não o distribuímos, somos os principais responsáveis pela predominância do mal.”

“Fazer o bem não é não fazer o mal, mas é atuar beneficamente na vida das pessoas, fazer diferença na sociedade, ajudando, socorrendo, acalentando e perdoando a quem precisa”.

“O amor verdadeiro não espera recompensa; ele não precisa de motivação para acontecer”.

“Se alguém espera motivo para amar, não amará jamais, pois de motivos é que o amor não precisa.”

Wilson do Amaral