Em Defesa de uma Nova Semana de Arte Moderna

Sabe, estou refletindo sobre a possibilidade de em 2022, no centenário da Semana de Arte Moderna, eu promover aqui no Recife (ao invés de ser em SP) uma nova Semana de Arte Moderna. Eu julgo que a nossa literatura e poesia local, e regional, está muito engessada, aprisionada em valores antigos, formais, e acadêmicos, que no final das contas não são saudáveis para a produção literária e artística da nossa região.

Os escritores anciões, e os acadêmicos, controlam com braço de ferro a nossa literatura, dando pouco espaço para as novas gerações de escritores, subjugando-os, ou ignorando-os. Presumo que a bandeira da ruptura, e da vanguarda, de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, e de Manuel Bandeira, precise ser erguida novamente a fim de oxigenar a nossa literatura. E, assim, dissolva essa situação de engessamento literário na nossa região.

*Texto de minha autoria. Originalmente, publicado no Recanto das letras e no meu blog pessoal.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 07/06/2013
Código do texto: T4330094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.