" O Ver e o Olhar..."

...Só se vê aquilo que se olha. Que seria da visão sem o movimento dos olhos? Tudo que vejo, por principio, esta ao alcance, de meu olhar. Que marca o campo do “eu posso”... O mundo visível e o mundo dos meus projetos motores são partes totais do mesmo ser. Meus movimentos, não são apenas decisão de espírito, um fazer absoluto, ele é uma sequencia natural e o amadurecimento de uma visão. Meu corpo move, ele não esta na ignorância de si, não é cego para si... O mistério reside ai: meu corpo é ao mesmo tempo vidente e visível. Ele que olha todas ás coisas ,também olha a si e pode reconhecer no que esta vendo o “ outro lado”,uma face e um dorso, um passado e um futuro...Se nossos olhos fossem feitos como o de certos animais,tivéssemos olhos laterais, sem sobreposição dos compôs visuais, esse corpo que reflete ,sente, que é carne também não seria um corpo de homem, e não haveria humanidade.Daí, que a humanidade não é produzida como um efeito de nossas articulações, somente músculos e nevo. Menos ainda, pela existência dos espelhos- os únicos que tornam visível para nós nosso corpo por inteiro...

A animação (no sentido de anima) do corpo não é a junção, uma contra a outra de suas partes. Um corpo humano aí esta quando, entre tateantes e tocados, entre um olho e outro, entre a mão e a mão faz-se um recruzamento donde se acende a centelha desse fogo que não mais cessará de arder...

“a natureza esta no interior” diz Cézanne. As coisas e meu corpo são feitos do mesmo estofo, logo posso imaginar que a minha visão se faça de alguma maneira nessas coisas. Ou ainda que a manifesta visibilidade, destas coisas, se reforce em mim (mais significativas) por meio de uma visibilidade secreta (subjetividade). Em seu dilema sarcástico, Malebranche dizia: “o espírito sai pelos olhos para ir passear pelas coisas, visto que não cessa de ajustar a elas a sua vidência.” Enquanto pinta, o pintor pratica sua teoria mágica da visão, uma vez que o ver é ter á distância, e neste caminhar sem fim, compõem os talismãs do mundo...

VenusiaPimentel/013