Pensando sobre o Pensar

Depois do fatídico 11 de setembro, no qual os Estados Unidos sofreram um gravíssimo atentado terrorista, o mundo “parou”, pois foi abalado “um paradigma”.

Estive pensando, pensando... e comecei a pensar sobre o pensar e percebi que é preciso pensar sobre o pensar.

O pensamento não tem tamanho, cor, peso, limite... porém, é real, e a quase todo momento estamos pensando ou, pelo menos, pensando que pensamos.

O pensar é algo misterioso, simples, original, comum, extraordinário, natural... É uma capacidade humana o pensar.

Pensando bem, será que de fato pensamos?

Dar resultado de códigos pré-estabelecidos, programados é pensar? Por exemplo: Computador pensa?

Se a nossa capacidade de pensar estiver “programada” pelas ideologias, propagandas, cultura, educação, religião... será ainda possível pensar? Ou será que pensamos que estamos pensando e, na verdade, apenas respondemos a estes “códigos”? Então, como pensar se podemos estar programados? Como romper esta “estabilidade”?

Primeiramente, precisamos pensar sobre nós mesmos: De onde vim? Por que existo? Para onde vou? Esta perspectiva nos colocará diante de nós mesmos. Creio que o primeiro passo para pensar é tomar consciência de que somos pensantes.

Depois, para não condicionar o pensar, precisamos ser criativos e não absolutizar o nosso pensar, afinal é apenas um ponto de vista e “todo ponto de vista é a vista de uma ponto”.

Pensando bem, preciso pensar mais sobre o que é o pensar.

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 02/04/2007
Código do texto: T434814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.