Perdidos no Protesto!

Acredito que nesse nosso recanto que aumenta em números todos os dias de usuários e escritos hoje deve estar abarrotado de novos textos sobre os protestos brasileiros.

"O Brasil Acordou!" é o que escuto dizerem e leio por toda a parte, mas o que isso significa?

Acredito que ir as ruas é um grande passo e também me emociono ao observar tanta movimentação e confesso que estive em alguma, mas será que eu sei exatamente o que estamos querendo?

Não.

E não estou envergonhada de dizer isso, pois é a mais pura verdade! E o pior é que eu não sou a única faço parte da grande maioria!

Não cresci sendo incentivada a ser politizada, cresci sendo incentivada a pensar apenas que a politica é uma bosta e todos os políticos são corruptos. Ninguém me explicou também muito bem como funciona o sistema político brasileiro de maneira imparcial e ninguém me contou direitinho a história política do nosso país. O que eu sei é vago, conheço em parte a história da republica velha do café-com-leite, mais tarde alguma coisa sobre Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e pra fechar ouvi relatos horrorosos sobre a ditadura militar, diretas já e algumas coisinhas sobre Collor, Fernando Henrique e ouvi falarem muito mal do Lula e agora a Dilma.

Mas sinceramente nunca compreendi muito bem tudo isso, a política na minha vida nada mais era que uma genérica reclamação constante por parte de todos os adultos!

Eu tive vontade de procurar saber, mas ninguém me incentivou!

E aprendi que as pessoas que reclamavam sobre isso eram aplaudidas e é claro que nós crianças como bons pupilos também resolvemos sair reclamando. Só que reclamando exatamente do quê?

Se mesmo que procurássemos a politica foi tão mal apresentada que sequer conseguimos absorver corretamente as informações?

A saúde pública é complicada mesmo! Sim, vemos todos os dias na televisão e pagamos nosso plano de saúde em dia pra que não precisemos passar por aquilo!

A Educação é ruim nós também podemos ver ,não só constatando as médias baixas dos estudantes nas grandes prova, mas percebendo o quanto crescemos despolitizados e alheios do nosso país! Esse texto é prova disso!

O transporte é ruim, sim pegamos ônibus lotado ou engarrafamentos todos os dias!

A segurança é ruim, sim pra quem já passou por alguma situação da qual precisou de policiais se arrependeu de ter acreditado neles!

Mas investimento governamental vai mudar tudo isso? Tirar a copa que é um fator que gerará rendimento, pois atrairá vários turistas, vai ajudar com tudo isso?

Acho que estamos enlouquecendo, em cima de uma relação de troca que aprendemos desde muito cedo na própria escola.

Sou despolitizada porque eu fui pra escola e aprendi duas coisas fundamentais: fazer tudo pra conseguir nota e estudar pra conseguir um bom emprego. Ainda que grandes professores meus estivessem lá tentando mudar essa ideia todo o restante do sistema escolar, que acreditava estar avaliando o que aprendi, apenas reforçava isso!

Os poucos professores revoltados se esforçando pra gerar estimulo nos alunos, não podiam em poucas horas-aula, passar o tão precioso conteúdo programático que seria ligeiramente cobrado pelo sistema de notas furado e ainda falar sobre política e nos dar muitas direções pra sermos seres mais críticos!

Com o passar do tempo a preocupação de o que eu quero ser quando crescer toma proporção de vestibular e ficamos loucos sendo instruídos a fazer uma escolha pra ganharmos dinheiro pra sobreviver sozinhos um dia.

E o aprendizado político e o senso crítico? São esquecidos conforme a rotina a que somos submetidos pelo caminho precioso do bom vestibular que vai mais tarde dar bom emprego e nos tomar todos os pensamentos!

E pra um dia ter o que? Dinheiro aquele papel que não serve pra mais nada alem de ser trocado teoricamente por qualquer coisa!

Ou seja a solução mundial de todos os problemas!

Mas será que isso soluciona mesmo os problemas? Na verdade o que soluciona é o que ele compra e são pessoas que o dinheiro compra logo são pessoas que solucionam problemas!

Alguém consegue ver esse paralelo claro como eu vejo entre dinheiro e notas escolares?

A mamãe e o papai ensinaram que temos que tirar boas notas em troca de regalias e os professores nos ensinaram que temos que decorar coisas e fazer de tudo por mais uma notinha e no final das contas eles trocam a mesma relação de nota com a relação de dinheiro no futuro e isso começa com o que você vai ser quando crescer!

Os protestos que estão ocorrendo pedem dinheiro! Pedem investimento no povo em educação e saúde, mas será que é dinheiro que vai melhorar a educação e a saúde?

Estamos fazendo birra na saia da mamãe ( governo ) atras de dinheiro? Porque ao invés de pirarmos reclamando da politica não tentamos mudar as coisas sem a ajuda deles?

Se são as pessoas que mudam e solucionam os problemas e não o dinheiro?!

Pode parecer uma linha de pensamento bastante confusa, mas o que eu quero dizer é que são importantes todos esses protestos pois estão mostrando o início de algum tipo de mobilização de um povo que começa a se tocar que foi feito de idiota o tempo inteiro!

Mas quantas mudanças vão ocorrer se as coisas não passarem de protestos?

Parece-me que a maioria dos protestantes que estavam lá, estavam certos de que foram lutar contra os malvados governantes sem saber nem ao certo o que de tão errado acontece por la e o porquê!

E qualquer dinheirinho jogado de lá vai simplesmente deixar todo mundo contente feito um cachorrinho, e calar a boca e o pensamento do povo!

Fomos criados de uma maneira a nos tornarmos tão dementes que acreditamos que só o chorar vai adiantar pra resolver nossos problemas! E o que não enxergamos é que tamanha movimentação serve pra nos tocarmos de que as coisas andam pretas e sentarmos para tentar estudar e resolver as coisas!

Como se dependêssemos de meia dúzia de gato pingado dentro dos palácios pra solucionar os problemas!

É preciso chorar para o inicio, para a mobilização, para gerar união!

Mas o movimento deve continuar com a procura de soluções! Soluções não governamentais, soluções nossas de tentarmos por nós mesmos fazer da nossa educação, da nossa saúde, do nosso transporte melhor! Pois é o povo que deve fazer seu país e não os políticos!

Portanto o gigante pra mim acabou de abrir os olhos mas ta muito dopado ainda pra ter acordado!