A PODEROSA FERRAMENTA DO PENSAMENTO* ( I )
*A Poderosa Ferramenta do Pensamento é o título de um livro de minha autoria, já concluso, esperando vir à luz! Esses pensamentos são retirados do livro. Os sem nomes de autores são todos meus. às vezes achei oportuno um pensamento não meu, a este vai o crédito do autor.
**********
 
Dar vida à força de vontade é o percurso mais garantido para uma existência satisfatória.

Vários companheiros-amigos, já estão do outro lado da grande sombra, vítimas de uma guerra de violência terrível e sem sentido, onde se espalha das ruas das cidades para o país - como a peste negra de 1340 iniciada na Itália Medieval, dizimando quase todo o mundo então conhecido na Europa - enquanto isso, lamento dizer, já tenho dificuldade em compreender o mundo em que vivemos.

Sem a visão que me permita compreender a gratuidade, a trivialidade das execuções que vem dizimando as pessoas na porta de suas casas, ao chegarem ou saírem para o trabalho, estudo ou lazer, chego a me perguntar: - Se ninguém se importa com isso, não seria melhor abandonar a escrita? O que este escritor espera mais  de seu ofício? Seria um exercício para acender o lume da esperança para que alguém ainda possa ouvir uma voz antes que tudo se emudeça?

A realidade sobrepuja a ideologia.
É só uma questão de tempo, o que é mau morre por si mesmo,
sejam em milênios, séculos, décadas ou anos. 
Quando se nega pela literatura ou escrituras, não se pode negar pela história.
E só ver as paredes das cavernas que foram habitadas.
As paredes dos cárceres ou as paredes das catacumbas de Roma. Nas catacumbas se vê o que muitos negam pelas Escrituras: a passagem do
Mestre de Nazaré.

 
A vontade é uma energia cuja quantidade é suscetível de ser aumentada e cuja qualidade pode ser desenvolvida.
- Frank Channing Haddock - escritor norte-americano -

 -Onde há um governo débil, pusilânime, os traidores fortalecem os exércitos de mercenários e assassinos sanguinários, que lhe roubam o poder.

"O mau no poder é péssimo" -  autoria desconhecida -

A vida como o mar segue a lei natural da imprevisibilidade, o que quer dizer, que sempre teremos turbulências, tempestades, e também naturalmente, haverá sua antítese, a calmaria. Diante das duas hipóteses opte pelo otimismo, uma vez que obviamente nem todas as turbulências derrubam aviões nem toda agitação do mar afunda barcos. Mas não escapamos de sermos chacoalhados por Deus. -Como numa charge inteligente, um personagem disse: "O avião teve pane, mas nada aconteceu." - O outro: "Deus nos protege!" - O primeiro: "Mas nos dá cada susto!!" . Mas é assim mesmo. Quando o pai é muito liberal e complascente, os filhos até zombam dele. Mas se vez ou outra, lhes aplica um castigo, suprimindo o que mais gostam, aprendem, e não repetem o erro! Melhor é procurar não errar. Ou, errar o menos possível.


 
(...) Refletindo, afirmo que a incógnita da existência da vida, nunca poderá ser explicada pela ciência e muito menos por Darwin, que só revelou mecanismos de sua evolução.
Sabendo que a ciência só possui verdades provisórias, podemos concluir que, para explicar o inexplicável, teremos sempre que  recorrer à metafísica, ou seja, a ciência sempre andará de mãos dadas com Deus.

- José Geraldo Baldim - Painel do Leitor (Folha SP) Dourado-SP em 5/11/2012


 
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não apareçam o que são.
- Miguel de Cervantes -
 
Um acontecimento é aquilo que pode vir de qualquer lugar. Da terra, do mar, do espaço. Devemos lembrar que a nossa carapaça de proteção chama-se pele (tão somente a pele) e não existe nada entre nossas cabeças e o espaço infinito. Se um cisco de corpo celeste se desprender e vier a cair na superfície da terra o índice de atingir alguém não se pode desprezar, dado os bilhões de habitantes do planeta.

O Universo não tem fora, só tem dentro. Precisamos crer nisso.
Se tivesse fora, estaríamos em uma "caixa".

Deus é Eterno e Incriado. Pensemos juntos: se Deus tivesse um princípio, Ele teria um pai, consequentemente teria um avô, um bisavô, um tataravô... e o princípio da Eternidade de Deus estaria anulado. É um absurdo pensar em uma geração de Deus ( e que tipo de geração), pois cada um deles seria incriado eterno? Impossível de ser sucedido portanto. Se Deus não fosse eterno, seus ancestrais também não o seriam o que recai no pensamento que Deus morreria seria falível e finito também. Portanto por este postulado verifica-se a resolução do teorema: Deus é Incriado e Eterno. Criador e nós criaturas e finitas. 

A alma humana é para Deus o que a flor é para o Sol; se abre quando este se aproxima e se fecha quando ele se afasta.
- Benjamin Whichcote -

Podemos dizer que poucas vezes nossos mais acalentados sonhos da juventude mais longínqua se concretizaram. No entanto, raramente
a realidade os mataram apesar do tempo, apagando-os de nossa memória mesmo no limiar da vida.

Na juventude, meus sonhos desciam rolando das verdes montanhas como águas cristalinas, formando cascatas onde refletia no espelho dos remansos seu rosto que tanto amei.

Se pudesse, o espírito que chora, ver através da máscara da face, quanta gente, talvez, que inveja agora nos causa, então piedade nos causasse.
-Raimundo Correa -

Quando erros são cometidos, devemos nos lembrar que somos particularmente humanos e que o homem é um ser em constante construção. Caso contrário seriamos um mineral, uma pedra. Portanto, os erros, fazem parte de nosso aprendizado no mundo, evitando as reprovas.

Cada novo dia vem recheado de novas e surpreendentes oportunidades. Ao nos levantarmos a cada manhã, estamos munidos da melhor ferramenta: o pulsar da vida. Vemos pela luz do Sol que já vencemos uma grande etapa, deixamos o ontem em seu devido lugar - o passado. Aí pensaremos juntos: hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas.


 
Se você não se perdoar, ficará difícil perdoar aos outros. Tem uma ponte caída em seu caminho. Reconstrua essa ponte tendo muito amor por si mesmo. Por aquele que lhe contempla do espelho, ele tem que ser seu melhor amigo, pois todas as variantes que norteiam a grande aventura da vida parte da imagem de si mesmo  fortalecido pela Vontade.
 

Para quem não tem porto, até a eterna deriva é uma forma de viver.

Não basta ter passado por uma escola, ou vários gráus, seus concorrentes é que vão testar sua competência retirada do esforço persistente e lhe dizer se você será ou não um sobrevivente na luta pela vida.

 

O que realmente importa não é a fraqueza que o fez cair, mas a qualidade da força que o fez se levantar.


Pense em um jogo de futebol, dirás, o futebol não tem lógica. Então pense em uma luta de box. Dirás, também não tem lógica. Então pense em sua luta pela sobrevivência. Pensarás mais em responder.
Volte a pensar: quanto treino físico especializado necessita um jogador de futebol, quanta dedicação! Um lutador, quanto treino, quanto tempo pulando corda, correndo, socando sacos de areia! Por isso quando perdem choram. Você quer aprovação em um vestibular, em um concurso, sem estudar sem persistir, sem "molhar a camisa"?
Então sua vida também não terá lógica.


Floresça e faça florescer onde quer que esteja plantando.


A idade do coração em certas pessoas é inversamente proporcional ao envelhecimento.


Se você tem plena convicção de que está agindo e pensando certo, está muito bem equipado para permanecer calado.


No "calar é ouro" fica explicado por que é tão difícil encontrar um local sem falatório.


Repare nas coisas que você ama. Para conservá-las pergunte a si mesmo se quer que ela mudem.


O triste não é morrer. É não ter vivido.


Se você nunca está contente em lugar nenhum, jamais vai precisar que alguém lhe castigue. Você o faz voluntariamente a si próprio.


Quem nada faz nunca erra.


O verdadeiro amor é como a idade, só aumenta.


Não há mestre melhor do que a necessidade frente a dificuldade.


Dirigir com educação e ser uma pessoa educada/ um cidadão consciente/ é mesmo sem o guarda estar por perto/ fazer tudo corretamente.

Diga-me como diriges e eu te direi quem és.