Santo do Pau Oco

De acordo com o historiador Fábio Kuhn, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) A expressão "santo do pau oco", usada para designar pessoas falsas, surgiu provavelmente em Minas Gerais, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Era o Período Colonial, o auge da mineração no País. Para driblar a cobrança do "quinto", o imposto de 20% que a Coroa Portuguesa cobrava de todos os metais preciosos garimpados no Brasil, santos em madeira oca eram esculpidos e, posteriormente, recheados de ouro em pó.

Outra possibilidade de origem da expressão santo do pau oco é do folclorista Luiz Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, que diz que as imagens de santos vinham de Portugal recheadas de dinheiro falso. Controvérsias à parte, a expressão ultrapassou séculos e continua a ser usada para quando um hipócrita de plantão aparece.

E esse é meu foco; hipocrisia

Existem pessoas que me taxam de ateu ou anticristão, já que continuamente critico esses, mais especificamente evangélicos.

Por que?

Pela simples razão de serem eles os quem mais falam em bondade e pureza se colocando como o primor máximo da criação e filhos únicos de Deus.

Os evangélicos assumidos e declarados cristãos, não me parecem muito entender o significado de “ser” cristão.

Cristão é todo o indivíduo que adere ao Cristianismo.

Cristianismo é uma religião Abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Com base nisso vamos ver alguns trechos da narrativa de Mateus;

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

Mateus 5:38-42

Não preciso de muito esforço para dizer que só esses exemplos estão muito distantes das praticas desses ditos cristãos. Muito mais fácil ver a pratica do Olho Por Olho.

Umas das coisas mais simples que vejo é “evangélico” ao ser ofendido ou mesmo xingado devolver não apenas na mesma medida a ofensa, como por vezes ate em medidas maiores.

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Mateus 5:21-24

Outra coisa muito comum é o rancor, muitos evangélicos são tão cheios de rancor que não suportam a idéia de relevar discussões; eu mesmo tenho parentes (evangélicos) que ao se sentirem contrariados em algum argumento ou discussão já me excluíram de sua amizade em redes sociais, um excelente exemplo de tolerância.

Tolerância também pouco vista com relação a pessoas de outras crenças ou opção sexual. Na verdade o que fica claro para qualquer pessoa ver é que para um evangélico qualquer um que não se enquadre no que ele acredita ser o correto é automaticamente tratado como filho do diabo ou coisas do tipo. E se existe alguém errado sumariamente sempre será o outro, jamais ele.

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Mateus 5:29

Infelizmente o que mais vejo são as pessoas viverem do que se vê, tudo é em função de uma aparência de santidade, os olhos se escandalizam com todos os erros alheios enquanto que os erros do que olha são inexistentes para ele.

Os olhos são sempre o motivo para acusar ou militar contra as outras pessoas , mesmo quando essas pessoas deixam claro não acreditar no que eles acreditam, tais como pessoas q dizem ser ateus ou de outros credos, não poucas vezes vi um “evangélico" mudar radicalmente de bons tratos para tratos preconceituosos uma pessoa que se declara espírita por exemplo.

Ou de “ver” que alguém é gay, ou tem uma corrente (guia) de umbanda no pescoço.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Mateus 5:43-48

Se essa parte do texto fosse levada a serio, jamais haveria hipocrisia e outras coisas do tipo no meio “cristão”,não haveriam os Malafaias e outros tantos ganhando destaque e adeptos de seu desvio.

Então destaco mais uma vez que para que não haja HIPOCRISIA, seja lembrada essa parte essencial do texto:

Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Deixo a observação que há sim pessoas sinceras e verdadeiras cheias de benevolência e atos dignos de se dizerem Cristãos, porem infelizmente é um numero infinitamente menor ao numero bruto declarado de “cristãos".