Um voo além da alma

Passos firmes, certos, incertos, tremendos, um medo inconstante diante de um sentimento intenso, desacelerados passos tantos, únicos e dados um de cada vez. Ouviu-se falar de um meticuloso rival do tempo que, tão arisco, se escondia em tanta amargura. Materialista, corrompia sua individualidade e a submetia a uma diminuta maresia, pela qual se estendiam suas estereótipos e preocupações, interpelações irrealistas, impiedosas almas inexpugnáveis e concisas. Quem será o dono desses passos? Será que ele existe? Será que ao menos os passos existem? Para onde vão? Porquê caminham? Quem é ele? Quem é ela? O que eles fazem? Como se chamam? O que eles querem? O que é que nós queremos?

Respirar um ar límpido, reanimador, traz a paz e o ardor do amor, renovando a vida, capaz de reconfigurar toda uma estrutura espinescente. Cada dia um novo sol, uma nova vida, uma nova canção, um novo ar, um novo sorriso, um novo motivo (Motivação). Antes de mais nada, perceba a si mesmo, enxergue-se, se aceite, desvende, explore. Crie e alimente um amor próprio que seja saudável, pois antes de poder amar alguém, temos de amar nós mesmos e, isto, creio que estejam cansados de ouvir.

Um amor próprio saudável não é o amor narcísico, aquele, no qual se exemplifica com a descoberta do mundo por uma criança de apenas um ano de vida. É preciso receber amor para aprender seu significado, elaborar e aprender a direcioná-lo às pessoas à sua volta. Não há nada de mal em amar a si mesmo, mas sim quando este amor se torna obsessão e possessão maníaca pelos objetos e coisas, acreditando piamente que tudo o que existe tem de ser do seu jeito e não tem outro jeito melhor para ser.

Faço-lhes esse convite - perceber a si mesmo - para que, de um jeito simbólico e eficaz, se radicalize o entendimento no coração de cada um, de modo a clarificar o real objetivo e importância do perceber o outro como sendo igual, mas diferente de você. Uma visão um tanto quando socialista, uma mistura de ciências, conhecimentos que se agrupam, se confrontam. Então, antes de buscar quem é esse tal dono dos passos firmes, incertos, faça uma reflexão diante de sua individualidade e existência. (...)

Capítulo 1 - Um voo além da alma

Lilian Pagliuca
Enviado por Lilian Pagliuca em 06/08/2013
Reeditado em 06/08/2013
Código do texto: T4422269
Classificação de conteúdo: seguro