" O Invejoso"...

O Invejoso

Inveja do latim Invídia. Olhar com rancor para, lançar mau olhado sobre...O invejoso se sente á vontade apenas com o infortúnio dos outros. Não se iluda todos os esforços para contentar o invejoso são em vãos. A pessoa invejosa é insaciável, vindo de dentro a origem de seu estado. Estas, não desfrutam da capacidade de satisfação/prazer e consequentemente inviabilizam o desenvolvimento da gratidão. A inveja é tão perniciosa que figura entre os sete “pecados mortais” como sendo o pior [dos pecados] por prejudicar, danifica e espoliar aquele ou aquilo que é conceituado como sendo de índole “boa”.

É de se esperar que em cada individuo, a frustração e circunstancias infelizes despertem,algumas vezes, certa inveja no decorrer das vivencias. O que é preocupante são as intensidades destas emoções e a maneira como o individuo vai administra-la neste ínterim... Há diferenciação entre pessoas. Isso não é um trabalho cientifico, portanto pode haver controvérsia em relação as minhas “falas”. A intenção é colocar em pauta este sentimento que nunca saiu de moda que ronda repartições publicas, outros locais de trabalho, faculdades, esta entre “amigos” namorados, sempre onde algo interessante esteja despertando atenção. E se olharmos com atenção, perceberemos que há um vinculo bem estreito entre a inveja e ciúmes, inveja e calunia, inveja e prejuízo e outros...

Em geral, tanto em homens como em mulheres a inveja desempenha o papel de tirar os atributos do outro. E nada incita mais a inveja do que a criatividade. Em “Paraíso Perdido (de Milton) satã, invejoso de Deus, decide tornar-se o usurpador do céu, declara guerra á Deus e em sua tentativa de arruinar a vida celestial tomba o céu. Degradado, ele e seus anjos caídos constroem o Inferno como rival do céu, e se tornam a força destrutiva que tentam acabar com o que Deus criou”... Em Coríntios: “O amor não inveja”.

O ideal seria que tentássemos fazer com que nossas vidas tivessem mais sentido de felicidade. Mitigar o ódio compulsório ilusionado com a relação do ter comercial e consumista, e passássemos a uma abordagem de apoio e contentamento por ainda estarmos no mundo e com uma grande chance de fazer com que ele se torne um lugar melhor e saudável para vivermos...

venusiapimentel/013

VenusiaPimentel
Enviado por VenusiaPimentel em 08/08/2013
Código do texto: T4424551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.