Normal e certo

Com frequência, sou criticada por não fazer coisas como expor minha intimidade no Facebook ou não querer compartilhar coisas de pornografia e ouço ao final de cada crítica:"Por que não, mulher? Isso é normal!" Mas será que é certo? É certo eu compartilhar com um monte de gente que não conheço pessoalmente coisas da minha vida íntima ou assistir a vídeos nos quais o sexo é retratado de maneira suja e nojenta?

Isso me leva a perguntar "O que é, então, uma coisa normal?" Uma coisa será normal só porque tantos a fazem? Se assim fosse,a violência doméstica nunca teria virado crime, não é mesmo? Por muito tempo, era normal que os homens batessem em suas esposas e, em certos casos, era até correto, insinuando-se que o homem estaria castigando a esposa.

Sendo assim,então, pensemos também no racismo. Por que se converteu o racismo em crime? Será que, por algum tempo, não se dizia: "Deixa, é normal, as pessoas são racistas mesmo." E é certo que uma pessoa seja desrespeitada e ferida em sua dignidade de ser humano por ser mulher ou ter a cor negra?

Para refletirmos com mais seriedade, pensemos no Brasil que conhecemos hoje: com péssimos serviços de saúde, educação e corrupção desenfreada, onde se desrespeita a lei tão descaradamente que se mantém um deputado preso por formação de quadrilha e peculato no seu mandato e médicos cubanos que vêm para o território brasileiro continuarão a obedecer ao regime ditatorial de Cuba. O que vamos dizer para justificar esse estado de coisas? Que isso é normal,é assim mesmo que as coisas mesmo e não adianta se fazer nada?