Nada nos espera, tudo nos espera



Nada nos espera. Tudo nos espera. Tudo está disponível, nada é obrigatório e nem tudo é alcançável.
Passo por muita coisa, nunca passarei por tudo.
Por favor, não me venham com a argumentação de que tudo está em mim, ou de que a realidade é mera criação do mental, que pode ser que sequer existamos, assim o tudo e o nada, passariam a ser relativos também. Com todo o respeito a quem assim o pense, tenho apenas a comentar que no mundo do “pode ser” tudo pode ser.
Pode ser que deus exista, pode ser que não exista, pode ser que exista um deus que não é um deus, pode ser que sejamos nós mesmos deuses de nós mesmos, pode ser até que existam deuses dos deuses em uma hierarquia infinita, pode ser que nosso deus seja um demônio disfarçado. Sem ofensa aos que acreditam que a realidade não existe, ou que é totalmente relativa, mas só posso dizer que entendo isto como brincadeira de criança. O que é relativo não é a realidade, muitas vezes impenetrável é verdade, mas relativa é a interpretação que dou dela, que damos dela, relativo é o que percebo e o como aceito cada coisa desta realidade.
Pode ser que o como percebo o vermelho, não seja como você o percebe, mas ambos temos que aceitar que o mesmo instrumento tanto utilizado por mim que posso ver o vermelho de uma forma, como você que pode o ver de outra, como quando utilizado por um daltônico, ou mesmo por um cego, apontará para o mesmo comprimento de onda. Alguém já pode estar ansioso para me interromper, dizendo que o próprio instrumento pode não existir na realidade, que pode ser uma mera criação subjetiva.  
Volto a dizer que no mundo do pode, tudo pode, mas por mais que você, ou que eu, ou que o daltônico, ou que todos os religiosos do mundo, em uníssimo de fé, ao mesmo tempo mentalizem que o vermelho quando mensurado dê outro comprimento de onda, isto não acontecerá. Junte agora todos os céticos, todas as outras pessoas, todas as crianças, e mesmo assim se todos mentalizarem que aquele mesmo vermelho apresente outro comprimento de onda, isto não acontecerá. O que pode ocorrer é que a nossa percepção, esta sim pode ser convencida, pode ser induzida, pode ser iludida, pode ser direcionada para que vejamos outra cor como vermelho, sim isto pode acontecer, mas se continuarmos mensurando aquele mesmo vermelho, que agora já o vemos com outra tonalidade, ele continuará apontando para o mesmo exato comprimento de onda.  
Isto vale para tudo, a realidade, seja ela caótica ou previsível, seja ela material direta, ou material indireta como um pensamento, seja ela do macro mundo, sela ela do micro mundo, esteja ela aqui ou acolá, seja ela probabilística ou  determinista, nossa interpretação dela sempre será relativística, mas a realidade estará lá presente, mesmo que em vários casos de impossível determinação pelos nosso sensores, pelos nossos sentidos, nossos equipamentos e mesmo pelo nosso processamento mental. O certo é que a complexidade assume um nível tal que talvez jamais conheceremos a realidade, em essência, de tudo, mas isto, em hipótese alguma, a faz menos real. Mesmo eu não sabendo o que você esta pensando agora, eu não sabendo como você é, ou o que você está vestindo, não faz de você menos real, apenas não o consigo perceber, só isto.
 
É logico que assim penso porque sou um realista, por que vejo o mundo com a lente dos realistas, mas sinceramente, apesar de estar aberto a outras percepções, ainda não houve conceito algum que me removesse desta leitura do mundo, mesmo a física quântica, pode ser percebida como uma realidade, não intuitiva muitas vezes, probabilística a maioria das vezes, indeterminada outras, quase mágica algumas vezes, mas ela pode ser totalmente interpretada como algo real. Lembro apenas que a probabilidade é um item de realidade, e que o fato de eu não saber exatamente o que está acontecendo, o como ocorreu algum evento não o faz transcendental, ou irreal, o faz tão somente não percebido em sua essência. Muito do que hoje conhecemos como as engrenagens no submundo dos fenômenos, era desconhecido a algum tempo, das ondas de rádio, a decomposição, a radioatividade, a genética e um milhão de outros conhecimentos, não eram conhecidos no passado e não fazia do mundo um algo menos real. Apenas como provocação, é claro que o desconhecimento fazia do mundo um maná para os místicos.
 
Assim nada nos espera, tudo nos é disponível e apenas uma pequena parcela nos é acessível, mas o tudo e o nada que fazem este mundo são reais, é ilusão pensar diferente, mas tudo bem se você assim pensar, posso muito bem conviver com você e ainda assim respeitar seu direito de assim o pensar, desde que você não use de seu pensamento para não agir pela dignificação do humano e do social.
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 13/09/2013
Reeditado em 13/09/2013
Código do texto: T4480529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.