Desafio da realidade


Eu vejo a ciência como uma espécie de desafio da realidade. A realidade em si não tem desafio algum, ela esta aí, ela é, ela própria, em si mesma, a realidade que existe, que acontece, que deixa marcas, e não existe desafio algum com a realidade, quer eu goste ou não, quer eu aceite ou não, quer eu concorde ou não, a realidade ousa acontecer, ousa ser, ousa realizar-se a si própria, assim, o desafio, penso eu, está no entender esta mesma realidade, está no compreender cada vez mais ela e suas engrenagens, está no conhecer não somente os fenômenos perceptíveis, ou melhor, seus fenômenos como os percebemos, mas está em descobrir, nunca inventar, nunca em criar, mas sim em apreendermos o superficial, mas também apreendermos o submundo real desta realidade. Este desafio é a ciência, pois é ciência aquilo que descobrimos, que aprendemos, que conhecemos sobre o real que nos faz ser e que nos faz participar do que já é, e do que está sendo, além daquilo do que está se transformando para ser, pois é a ciência, a ciência do procurar e do entender, nunca do inventar, sempre do descobrir.
 
Richard Dawkins em um encontro com um astrofísico comentou que entendia a ciência como a poesia da realidade. Se entendermos, como pessoalmente entendo, que a realidade é, então podemos aceitar que o conhecimento, que o aprender, sempre será uma aproximação desta realidade, e assim seria ela, a ciência, uma espécie de poesia. O conhecimento nunca será total, assim na melhor das hipóteses, o conhecimento, e assim a ciência (porque ciência nada mais é do que conhecimento verdadeiro) serão sempre uma aproximação, uma simplificação do real e realmente teria um que de poesia, pois que a ciência sempre será “uma figura de linguagem” descrevendo a complexidade infinita do real.
 
A ciência é o desafio que se nos impõe para entendermos a realidade, todo o resto sem ciência pode ser lindo, agradável, encantador, mas será falacioso, não porque seja necessariamente uma mentira em si, mas porque lhe faltará a força do experimento, o filtro da refutação, a justificação das provas, e a democratização do refazer, do poder refutar e do buscar novos conhecimentos para aprofundar o que já conhecemos, e em alguns casos de até podermos recomeçar nova ciência.



 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 17/09/2013
Código do texto: T4485045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.