* VIDE MESMO TEMA I - ONDE CONTÉM A SINÓPSE DOS SIGNIFICADOS DE: PENSAMENTO (STRICTO E LATU SENSU), FRASE E EXPRESSÕES DE EFEITO.

PENSAMENTOS

O perigo de você compartilhar confidências sem cautelas, pode entrar em um caminho perigoso e vulnerável, se, o seu confidente melhorar as relações com o seu desafeto, antes em comum.

"A vida é uma chama ao vento" - Prov. japonês.

Uma gravura, diz ao nosso gênio pensante, muitas palavras mais que o vernáculo se esforça em construir.

Vi uma linda gravura antiga, onde havia um Pierrô e uma Colombina embevecidos, de olhares lânguidos, em cenário azul de fadas. No verso do cartão, enviado de São Paulo para Tatuí-SP (Tatuhy na escrita de época), estava escrito: " À gentil e formosa senhorita Adalgiza, minha respeitosa admiração." Ainda era um cortejar de meu pai à minha mãe, mas os dizeres: "À gentil e formosa senhorita" acalentava todos os sonhos a partir daí. Uma gravura, conseguia mexer com todos os sentimentos de quem a recebia e olhava. Ele era o Pierrô, ela a linda Colombina.

(...) É uma grosseria de pensamento, gente que fala como se  falasse com crianças (...) O negócio é no grito porque é insustentável.
E isso produz best-sellers no Brasil (...) A burrice era privada, mas agora é pública.
(Bernardo Carvalho, 53 - Escritor, entrevista Folha Ilustrada, 21-set.2013, sobre seu livro "Reprodução", Companhia das Letras)

EXPRESSÃO
(...) Mas talvez seja impossível ficar com a omelete e os ovos ao mesmo tempo. (helio@uol.com.br)

No começo dos anos 60, as prateleiras dos fundos da Livraria Civilização Brasileira, na rua Sete de Setembro, eram uma festa de Livres de Poche - os livros de bolso franceses, de Molière a Ionesco, de Maupassant a Camus que eu sonhava ler quando dominasse o parlevu.

Tudo neles abria o apetite para a leitura: o formato, as capas, os refiles tingidos e, claro o miolo.

(...) E olhe que as capas do Livre de Poche tinham uma origem nobilérrima: era comum esta. O quêmparem um detalhe de um quadro clássico ou moderno.

(...) Para piorar, os Livres de Poche traziam o pecado original: eram... de bolso. Livros de bolso era coisa de americano, próprios para science fiction ou policiais vagabundos, não para Flaubert ou Malraux. Lembravam os livrecos populares europeus do século 19, vendidos nas feiras, como os nossos cordéis.

(...) Há algo especial em folhear livros que vêm de décadas ou séculos. O quê, não sei. Mas pode ter a ver com a finitude do homem e a eternidade do livro.
(Ruy Castro, in Eternos, Folha SP, 21-set.-2013)


(...) "Todo um clima de uma época, um viver, um ser assim paciente: - 'Como os camelos que ruminam em silêncio sua longa solidão' - Cecília Meirelles." ///@//ro ///. S@//tos

(...) A moça linda, com os cabelos soltos naturalmente, sem tempo de tê-los presos ou arrumá-los. Para quê, se a juventude faz toda a magia? (Conto: "Em busca da chama de uma vela" -mms )

(...) Rosto enrubescido. Seria do brilho da vela que conduzia? Está sozinha, portanto na casa só ela estava  em vigília. Por que estaria acordada em avançadas horas? (...) Espera alguém após seus pais terem dormido?
Mas a figura de nenhum rapaz aparece na gravura. Seria um truque do ilustrador para mexer com a imaginação?  (...) Sabemos que a porta não está fechada com tranca ou taramela, porque um vento frio da noite invade o recinto. Sabemos disso porque a chama da vela está voltada para  o lado da jovem, acusando uma lufada de vento para o interior do recinto, acusando uma fresta na porta...
Mas, e se ela só estiver acordada e aberto a porta para recolher seu gatinho?... ( In "Em busca da chama de uma vela" - mms) 



PENSAMENTOS
As coisas mais benéficas e felizes da vida são todas de nosso ser interior. Na meia-idade, começa-se a querer voltar ao passado, aí lutamos para não sermos saudosistas - já disse que não o sou, posso ser saudoso, não saudosista - e incômodos aos mais jovens. Na velhice o melhor é calar-se e escrever tudo aquilo que não nos ouviriam se fossemos falar. Já surgiram best-sellers desta forma. Tente, vai que...

Para quem quer obter lições e não for parado de espírito, até um bêbado caído na sargeta é um filósofo que diz: - Veja, esta imagem é tudo o que você não pode ser...

Há três coisas certas na vida: a morte, o erro  e o imprevisto. Para amenizar esta verdade, cuide-se o máximo que puder para prolongar a vida. Para Oscar Niemeier faltaram dois dias para que ele completasse 105 anos, e o melhor até antes de sua internação derradeira, ainda trabalhava.
Estude o mapa de suas funções orgânicas e use de estratégias como na "A arte da guerra" de Sun Tsu. Os invasores de nosso corpo causadores das doenças, das psicológicas às patológicas, são nossos mais detestáveis inimigos.
Prepare suas defesas. Abra suas trincheiras, construa suas casamatas, estude o inimigo.
Saiba de sua potencialidade e onde ele se esconde.
Não abra  os portões de seu castelo para o desconhecido. Saiba de quem se trata: Quem vem lá? Alto aí! Permaneça em minha visão. Precavenha-se.
Se a morte é certa, viva mais do que poderia viver sem maiores cuidados.
Seja feliz, sorridente, otimista, como remédio.
Considere como inevitável imprevisto durante o decurso da vida só os fenômenos naturais. 
Imprever, é não prever para poder prover!
É estar distraído para ser apanhado pelo imprevisto.
O CONTRÁRIO PODE ATÉ OCORRER, MAS DÊ TRABALHO PARA O TRÍDUO DA ASSERTIVA INICIAL.


NADA É TÃO GRANDE NO MUNDO QUE DISPENSE UMA PEQUENA ORAÇÃO.

Nada é tão grande no mundo que mereça  nos levar a uma confusão de ideias provocando desgastes mentais. Sempre podemos aumentar o tamanho das coisas por nossa iniciativa. Mas tudo é coisa passageira. Deus não nos castigará eternizando um desagravo em nossa vida.
Tanto que, para outro nem é perceptível e para você é um dragão.
Há quem diga, falas isto porque não é contigo!
Mas tudo é uma questão de tempo. Já passei por uma série de problemas, que outro nunca passou nem passará. Outros, têm problemas pessoais ou familiares pelos quais não passei até esta quilometragem da vida. Por isso é que o Mestre falou: - "Não desejes a teu próximo o que não queres para ti." E, "Ama teu próximo como a ti mesmo."

Só uma grande dor muito particular na vida,
Ou algo que reprente fielmente essa ferida,
É que torna nossa existência enobrecida!...


Só o rio que corre para outro e este para o mar
não podem voltar atrás.


Eu consegui aprender a corrigir meus erros e potencializar meus acertos observando os outros.

Nas épocas em que não existir um homem ideal, para governar nossa nação e  seu povo, deverá ser entregue provisóriamente a nação a quem reunir os seguintes requisitos:
1. Ser sábio
2. Ser informado: conhecer as leis e s regulamentos promulgados antes dele pelos dirigentes perfeitos;
3. Imitar-lhes as ações e o comportamento nas sua próprias ações.
4. Ser incorruptível
5. Ser um estadista, ou seja por a nação e seu povo acima dele próprio.
6. Sair de seu cargo com os mesmos bens que tinha antes, e até menos, por ter tido ocasiões de lançar mão de algum bem em benefício da nação.
7. Não receberá nada por estar no comando, julgando acima de tudo ser uma honra incalculável governar seu próprio povo.
8. Procurar nivelar o comportamento de seus auxiliares, tendo por base a si mesmo, e labutar para que sejam melhores que ele próprio. 
(Adap. de "A Cidade Ideal" - Literatura árabe.)


Com um cabelo de mulher pode-se amarrar um gigante!


A injustiça e a corrupção começam com um ato pequeno, mínimo até; se o líder social ou político, vier a pegar e comer de forma arbitrária um fruto do pomar de alguém do povo, seus servidores que o acompanham, virão após ele e comerão os frutos da árvore toda, até os verdes. Como uma nuvem de gafanhotos.


QUANDO O LÍDER SENTA OS SUBALTERNOS DEITAM.

O destino nunca favorece quem não pondera as consequências.


Há quem diga que o leõ é um asno. Então vá até ele lhe por um cabresto!


Se a melhor defesa que o rei dos ratos, achou contra os gatos é por-lhe um guizo no pescoço, quem será o voluntário?



Ás vezes a conquista de mil amigos novos não vale a perda de um antigo.


















  









 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 22/09/2013
Reeditado em 22/09/2013
Código do texto: T4492523
Classificação de conteúdo: seguro