A vida deve ser simples

A simplicidade é a mais linda virtude humana, creio piedosamente que apenas pode ser feliz aquele que é frugal e não se incomoda por ser e viver assim. É a melhor proteção contra o auto engano, tão comum nos dias de hoje. E até quando estamos iludidos, na simplicidade também podemos aprender formas benéficas para conviver melhor.

São Francisco de Assis defendia em sua oratória: "Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra".

Enfrento o momento, após muito refletir e expôr minha aflição. Um sentimento de vazio pela perda de minha avó. Ela é a raiz, é também o início contemporâneo de parte da família Rocha e também da família Freitas que hoje está distribuída em Minas, no interior de São Paulo e no ABCD paulista.

De origem humilde: do interior de Minas Gerais, analfabeta e criando muitos filhos, teve sem dúvida uma vida feliz. Apesar das doenças, da condição e dos hábitos modestos. Era simples no modo de ver, ouvir, expressar-se e entender os demais. Era simples no modo de ofertar e receber carinho. Era simples no modo de perdoar e pedir perdão. Era simples no modo de viver.

E por mais que minhas lágrimas não demonstrem, eu penso que Enedina Rocha de Freitas estará com boas lembranças em nossas memórias. Sua vida simples orientou muito do que nossa família é. Temos o dever ético e moral de sempre lembrar-se disso: Nunca seremos felizes pelo que conquistamos ou acumulamos. Vamos ser felizes seguindo o modo simples de encarar o nosso tempo curto aqui na Terra. Vivendo com solidariedade, amor e simplicidade. Tal como minha querida vó sempre fez e ensinou.

Enedina Rocha de Freitas faleceu às 20h do dia 27/09/2013.

Deixa 6 filhos, duas dezenas de netos e muitos bisnetos

José Luís de Freitas
Enviado por José Luís de Freitas em 28/09/2013
Reeditado em 28/09/2013
Código do texto: T4501571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.