Lendas & Contendas


Quando eu era pequena, minha mãe costumava contar-me histórias na hora do almoço, e sem elas, eu não comia: emburrava, chorava e insistia, até que ela se convencesse a contar alguma história. Do mesmo modo, contei muitas historinhas à minha sobrinha Cris, de quem tomei conta durante algum tempo.

Querendo recordar aqueles tempos mágicos, comprei um livro de contos e lendas. Sinceramente, não era bem assim que as histórias eram contadas a mim... as histórias verdadeiras são repletas de contendas, traições, abandono de menor, maus tratos aos animais, guerras, assassinatos e outras barbaridades.

Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel foram maltratadas por suas madrastas sob o consentimento silencioso de seus pais; o Gato de Botas invadiu um castelo, matou seu dono, mentiu ao rei e arranjou um casamento milionário para o seu amo, que passou o resto da vida desfrutando do que não era seu. João e Maria foram abandonados na floresta pelos pais, que não queriam mais cuidar deles.  O Patinho Feio sofreu bullying e foi abandonado antes de descobrir que era um cisne. O soldadinho de Chumbo foi derretido juntamente com sua amada Bailarina em uma fogueira por seu dono-mirim assassino. O Pequeno Polegar e seus sete irmãos, após serem abandonados pelos pais em uma floresta, quase foram devorados por um gigante comedor de criancinhas. O lobo mau devorou a vovozinha e a Chapeuzinho Vermelho de sobremesa (na versão da história que eu li, que é a original, não há um caçador que abre a barriga do lobo e retira as duas sãs e salvas). Joãozinho-sem-medo é personagem de uma história das mais horripilantes, com direito a esquartejamento e fantasmas terríveis. Em O Príncipe Canário, a madrasta malvada manda encerrar sua enteada em um castelo no meio da floresta, e a proibe até mesmo de chegar à janela. Em A Gata Borralheira, durante a cerimônia de casamento, duas pombas que estavam pousadas nos ombros da noiva boazinha voam até as irmãs de criação malvadas e arrancam-lhes os olhos das órbitas à bicadas.

Ou seja: não há nada nessas histórias que faça criancinhas dormirem uma noite de sono tranquilo. As lendas e fábulas foram modificadas e readaptadas. O mundo verdadeiro dos contos de fadas não tinha nada de encantador...

Acredito que se as histórias reais fossem contadas hoje em dia, as crianças não ficariam impressionadas. Ririam delas. E logo, logo, alguém teria a ideia de lançá-las em um violento video game. 
É... as verdadeiras histórias são bem mais parecidas com nosso contexto de vida.


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 01/10/2013
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T4506477
Classificação de conteúdo: seguro