PERGUNTAS DO CORAÇÃO

“Nunca fomos tão livres e nunca nos sentimos tão sós. Se em outros tempos nos sufocavam respostas, hoje nos angustiam perguntas.” Donaldo Schüler nos faz pensar com essas palavras que registrou no prefácio do livro “O futuro e a ilusão” organizado pela professora e psicanalista Karin Hellen Kepler Wondracek.

Na apresentação do livro, a Dra. Karin revela:

“Pensamos que nada melhor do que trazer ao público brasileiro uma das primeiras obras que reagiram às ideias de Freud sobre a religião: em 1927, quando da edição de 'O futuro de uma ilusão', o pastor e psicanalista Oskar Pfister pediu a Freud espaço para expressar sua discordância de dentro do âmbito psicanalítico. Nasce em 1928 o texto 'A ilusão de um futuro'...[no qual Pfister] oferece outros ângulos sobre os anseios do ser humano e sua busca por felicidade, sobre as distorções e neuroses que assolam o amor e a devoção.”

A ciência, de fato, muitos libertou de uma visão estreita. É inegável sua contribuição para o avanço da humanidade. Abriu tantas portas... e tantas perguntas novas...

O coração se inquieta diante de tantos avanços e retrocessos!

Certezas antigas são derrubadas nesse novo tempo e dão espaço ao vácuo.

As descobertas científicas não geram apenas alívio; também, apreensão.

Não me sinto só quando, em meu íntimo, abrigo a convicção de que há muito mais do que os microscópios e os telescópios conseguem enxergar.

Em meu coração, sei de onde vim, para onde vou, e qual o sentido da minha vida! Graças a Deus!