O Budismo

Com quase meio século vim conhecer esta filosofia, nem sei se é religião, nada sei sobre o assunto, a não ser aquilo que ouvi em duas reuniões em que fui a convite de pessoas....Pessoas maravilhosas...

...Tudo é muito novo para mim...Senti medo de escrever este texto...Achei que poderia colocar de forma errônea algo e ser mal compreendida...

...Então, queria escrever para explicar para mim mesmo o que havia entendido...Orei da minha forma católica de orar, pedindo a Deus que me desse orientação e discernimento para escrever algo de modo bem simples, com palavras oriundas do coração... E, saiu assim...

(Se errei e não atingi, perdoem-me).

"O Budismo se inicia na India quando um jovem de 29 anos chamado Sidartha Gautama (Buda) decide abandonar o palácio e a riqueza de seus pais para estudar sobre religião com alguns mestres. Mas, só isso para ele era pouquíssimo, o jovem queria atingir o estado de nirvana, a iluminação...

Buda é um estado de espírito, uma natureza presente em todos os seres humanos. Não existe Budas fracos, Buda é alguém determinado a vencer, determinação acima de tudo.

Dentre as características das práticas budistas estão a busca de equilíbrio e iluminação através de uma mente pura e não impura; através da reflexão sobre si mesmo; manter a força de um leão com a certeza de que cada um possui uma força invencível capaz de auxiliar na solução de qualquer problema; não há problema sem solução.

Para o Budismo é possível acabar com o sofrimento, cada um deve responder sinceridade com sinceridade, quem praticar o mal será castigado e quem praticar o bem será recompensado na mesma medida.

Os seguidores objetivam um estado de mente onde reine a paz, a sabedoria, a alegria, a serenidade e outros estados que levem a felicidade no decorrer do caminho. A felicidade não está num local predeterminado. Está no caminho.

Tais características da prática budista vão de encontro com a era atual onde se evidencia a violência e a indiferença para com os outros, portanto, passam-se muitas dificuldades antes de florescer".

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 17/10/2013
Reeditado em 17/10/2013
Código do texto: T4530186
Classificação de conteúdo: seguro