ITABERAÍ: MANTEIGA OU MARGARINA

ITABERAÍ: MANTEIGA OU MARGARINA

(MANTEIGA SONIA)

Lá pela metade do século XX existiu em ITABERAÍ uma fábrica de manteiga com esse nome. Produto de boa qualidade, embalagem bonita, amarela e vermelha. A fábrica tomou um grande impulso e exportava seus produtos para todo o Brasil. No começo de Brasília havia um caminhão Mercedes L-312 que fazia entregas de seus produtos. Não mais que derrepente o caminhão sumiu do DF e os produtos das prateleiras.

Toda região sentiu muito a desativação da fábrica, embora parasse com a manteiga, continuou fabricando queijos principalmente o parmesão, movimentando o consumo do creme em toda a região.

O motivo de pararem com a fabricação da manteiga foi o seguinte, entrada de novos produtos no mercado. Não foi de nova manteiga, mas como a sua fabricação onerava muito os preços a qual eram repassados colocando-os "salgados" como a gostosa manteiga. A vilã dessa estória foi a margarina. Como a sua fabricação aceita toda forma de produtos agrícolas como batatas, mandiocas, milho, soja, girassol, etc.

Reduz o seu preço para menos da metade ao preço da manteiga. Esse fato foi determinante para o fim da fabricação da manteiga.

Mas na mesa quando se toma o café volta a fixação do consumidor. Ninguém fala me passe a margarina, mas falamos me passe a manteiga.

Goiânia, 05 de agosto de 2008.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 02/11/2013
Código do texto: T4552743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.