Velhos?

Infelizmente, algumas pessoas costumam chamar de velho (a) alguém que tenha seus filho já adultos, com netos e, talvez até com bisnetos. Velho é algo que já não se usa mais, como um tênis velho, um sapato velho, não um ser humano.

As pessoas quando envelhecem, ficam mais lentas devido a perda de parte da coordenação motora, mas isso não quer dizer que elas se tornaram inúteis. Com o passar dos anos, as pessoas tem mais experiência, mais conhecimento e mais sabedoria.

A forma pejorativa de dizer "velho" realmente é para destratar alguém. Porque não dizer idoso ( a)? Porque magoar alguém que já viveu muito, e que provavelmente sofreu muito também. Quando eu era criança, ouvia minha mãe dizer que conversar com uma pessoa idosa é folhar um livro vivo.

Paciência e respeito com o idoso é um exemplo que os adultos deveriam mostrar na infância, afinal, quem chama um ser humano de "velho", também vai envelhecer.

Caimar de Souza

Caimar de Souza
Enviado por Caimar de Souza em 04/11/2013
Reeditado em 05/11/2013
Código do texto: T4556816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.