Valores e verdades


Valores não precisam ser verdades, e nem são objetivos. Verdades, por si só, independem de valores. Verdades são fatos objetivos, e dependem de conhecimento para tornarem-se visíveis. Valores são relativos, mas não absolutamente relativos, longe do niilismo onde tudo pode, ou da sofistica onde tudo pode ser falso. Valor é disjunto da verdade, mas de verdade, valores existem no subjetivo de cada um de nós, e não sendo absolutos como a verdade, absolutamente são verdadeiros na concepção mental que deles fazemos, em seu escopo algo relativo.
 
Não sendo niilista, não me entrego a realidade dos meus desejos, mas não sendo também idealista, não pauto a realidade por ideais de meus desejos, por “melhores” que eles possam parecer.
 
Sou realista, e entendo que valores não existem na realidade física, mas existem na realidade da natureza humana, e talvez, em parte da natureza biológica, mesmo externa ao animal humano.
 
A verdade só tem valor para quem a ama, porem existe amor a valores que não são verdades, apesar de verdadeiros enquanto sentimento de valores, pois que pessoais. A verdade existe independente de nós, mas os valores somente existem, porque existimos, ou porque existem seres que os valorizam. Os valores necessitam de seres que deem vida a eles, para o bem ou para o mal, mas ignorantemente, muitas vezes, confundimos valores com verdades, tentamos dar um corpo único a coisas distintas, e ainda acabamos por confundir ambos com o conhecimento. Valores independem da verdade, o conhecimento é histórico, e depende da interpretação da verdade, e pode assim ser mutável ao longo do tempo, enquanto a verdade é por sua característica natural, absoluta, eterna e imutável, pois que representa algo em um espaço-tempo determinado.


 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 05/11/2013
Código do texto: T4558481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.