JULGAR É TÃO FÁCIL

Não julgueis para não ser julgado. Tenho uma motivação maior do que esta para evitar os julgamentos. Acredito e por várias vezes comprovei que é muito fácil se equivocar ante um julgamento. Percebo que todo julgamento do ponto de vista pessoal é sempre um tiro no escuro. Quando julgamos alguém ou alguma situação o fazemos a partir do ponto de vista que temos. A partir de nosso pacote pessoal de crenças e valores. E não compreendemos a situação por completo daquilo ou pessoa que julgamos. É sempre grande a possibilidade de estarmos equivocados ou sermos injustos em nossos julgamentos.

Quantas e quantas vezes vejo que me equivoquei ao emitir um juízo de determinada situação ou pessoa. E o pior é que emitimos um juízo e fazemos dele uma verdade absoluta, sem perceber que é unicamente uma verdade, a minha verdade. Na verdade sentimos o quão um julgamento pode ser injusto quando estamos do outro lado. Quando nos julgam. Quando percebemos que os julgadores não conhecem nem a terça parte da história e se vêem no direito de definir uma sentença, emitir um juízo, possuir a verdade.

Busco, mesmo caindo vez e outra no velho hábito, evitar o julgamento. E aprendi com Deepak Chopra que evitar julgamentos e emissão de juízos nos ajuda a manter a mente silenciosa e mais produtiva. O que é para os tempos hodiernos uma preciosidade.

“Julgar é estar constantemente avaliando as coisas como certas ou erradas, boas ou más. Se você está

constantemente avaliando, classificando, rotulando, analisando, cria muita turbulência em seu diálogo

interior. Essa turbulência restringe o fluxo de energia entre você e o campo da potencialidade pura.

Há uma oração que diz: “hoje não julgarei nada que aconteça”. O não-julgamento cria silêncio em sua mente. É uma boa idéia, portanto, começar o dia com essa frase. E durante o dia, lembrar dela toda vez que se pegar julgando alguma coisa. Se achar difícil fazer isso durante todo o dia, pelo menos se comprometa a não julgar nada “nas próximas duas horas”, ou “durante uma hora”. Depois, gradualmente, vá aumentando esse tempo.” (Deepak Chopra em “As sete leis espirituais do sucesso”)

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 10/11/2013
Código do texto: T4564987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.