Todo preconceito é vergonhoso, mas a exploração é o que de mais perverso pode existir


 
Todo preconceito é vergonhoso e desumano, e temos assim uma dívida enorme para com muitos, que sofreram e sofrem discriminação de raça, credo, gênero, classe social, instrução, padrão de beleza, opção sexual, entre inúmeras outras discriminações, mas temos uma dívida maior ainda para com as mulheres e os negros, e pior ainda para com as mulheres negras, uma vez que estes além de serem discriminados e oprimidos, horas abertamente e na maioria das vezes de forma disfarçada, como são todos os demais que sofrem preconceitos como os homossexuais, os bi sexuais, os transexuais, os que professam crenças diferentes da cristã, os que se negam a crer em deus algum, os idosos, os gordos, os que fogem do padrão de beleza estabelecido, entre outras inúmeras formas de preconceitos. Ao longo do tempo, nossa sociedade foi muito mais perversa para com os negros e as mulheres, pois que além do puro preconceito, e da consequente opressão, estes sofreram ao longo de toda a nossa história como nação, povo, e sociedade, de indisfarçada exploração. Nossa dívida assim por eles é maior, exatamente pela exploração, que se soma a já perversa opressão disfarçada dos preconceitos. Apenas como exemplo simples, um homossexual ou um gordo sofrem da discriminação e da opressão pela razão da discriminação, mas não sofrem da exploração, são vistos como diferentes, mas não como foco de exploração.

Todo preconceito é vergonhoso, mas a exploração é o que de mais perverso pode existir


 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 11/11/2013
Reeditado em 11/11/2013
Código do texto: T4565559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.