Natal Brasileiro

A orla de Maceió...

           Dar um giro pela cidade, e não só a minha, neste período, é se surpreender com a  criatividade da decoração. Organizam-se verdadeiros parques temáticos do natal do mundo, coisas que só a mente humana é capaz de arquitetar.Muito bonito de se ver mas o fato é que as luzes das lojas, dos hotéis e repartições  fazem com que me sinta num cenário de  filme... em Las Vegas.
          Acho tudo lindo mas não posso deixar de pensar que a identidade cultural de brasileiros, nordestinos em especial, passa longe dessa comemoração tão especial, que é a festa máxima da cristandade: o aniversário de Jesus. Aliás, depois do passeio e de ficar sabendo do preço das “ceias” em alguns lugares, tenho cá minhas dúvidas se Jesus seria convidado para tal festa, a sua festa, nestes lugares. Se ao menos será lembrado, em algumas delas.
         Apesar de tudo, o meu desejo sincero é que, ao menos parte do espírito do Natal tão estimulado e festejado por tantos, permaneça minimamente no coração e na alma de todos até o próximo Natal. Desejo festejos natalinos menos consumistas, mais fraternos e solidários, como a data enseja e o aniversariante, na sua amorosidade, beleza e santidade merece.

       E que possamos sempre dizer ao longo de todo o ano, como disse o poeta Fernando Pessoa:"A Criança Eterna acompanha-me sempre. A direção do meu olhar é o seu dedo apontando.O meu ouvido atento alegremente a todos os sons são as cócegas que ele me faz, brincando, nas orelhas."