O que é o Natal

O que é, realmente, o Natal? Fala-se tanto em paz e, ironicamente, é talvez a época em que mais vemos pessoas estressadas, andando loucamente pelas ruas, entupindo as lojas e fazendo dívidas. E, se o Natal é o aniversário de Jesus Cristo, por que se glorifica tanto o Papai Noel como se ele fosse um deus a quem todos devessem agradar para ganhar presentes? Se Natal é a comemoração do nascimento do Salvador, por que as pessoas se importam tanto com presentes, principalmente em receber? Quando celebramos o aniversário de alguém, o que é mais importante: dar ou receber? E dar presentes materiais é o essencial ao se homenagear alguém? Se Jesus Cristo veio ao mundo para espalhar o amor e dar a Salvação, por que, então, não comemoramos o Natal dando amor em vez de coisas, que um dia, desaparecerão? Já que Cristo nasceu para ensinar o amor, não era nisso em que as pessoas deviam pensar em vez de árvores, bolas coloridas, ceia natalina e Papai Noel? Penso que o Natal, que se diz ser o aniversário de Jesus, foi contaminado pelo capitalismo que desumaniza e transforma a todos nós em meros consumidores ou forças de trabalho em vez de nos ver como seres humanos completos. É triste ver como o capitalismo termina roubando até o sentido espiritual de uma época que se diz simbolizar o advento de novos tempos, nos quais as pessoas serão melhores, mais verdadeiras e altruistas.