SE AS PESSOAS NÃO SE METESSEM EM SUA VIDA, O QUE VOCÊ SERIA?

Em tudo você depende dos outros. Quando você nasceu sem saber de nada, já estava tudo pronto para você sem nem sequer um “pitaco” de sua opinião. O mundo, o ambiente as circunstâncias já estavam todos te esperando e tão bem feitos que lhe proporcionam até a capacidade de reclamar de tudo. Saiba, porém, que quando reclama, você reclama é de si mesmo, pois você é a pessoa que menos faz por você, a que menos contribui para que você viva, se mova e tenha alguma importância para os demais. Aliás, desde que você nasceu dependendo dos outros para tudo, até agora que você já pode cuidar de si, as circunstâncias, seus pais e todos mais fizeram que você crescesse e lhe proporcionaram, inclusive, ter opinião própria, e desde seu início tem sido atribuída a você importância que você jamais fez por merecer. E se você não parar de reclamar, por certo jamais fará.

Você respira o ar que alguém fez e te dispôs, vive num corpo que alguém formou e te deu, se conduz com a educação que alguém te deu, dorme numa cama que alguém fez, come o pão que alguém amassou e cozinhou, alimenta-se da comida que alguém plantou, colheu, transportou e processou, mora numa casa que alguém construiu, veste-se com roupas que alguém confeccionou, anda num carro que alguém fabricou, toma o ônibus que alguém dirige, trabalha numa empresa que alguém fundou, numa máquina feita por outras pessoas, utilizando materiais produzidos por terceiros. No final do mês recebe o dinheiro que alguém fez e com ele abastece sua casa com coisas que muitas pessoas fizeram para você viver num mundo feito por alguém, utilizando ruas feitas por infinitas pessoas, andando sobre calçadas feitas por desconhecidos, prédios públicos e lojas feitos por pessoas que você jamais conheceu, tampouco algum dia lhes disse que dessas coisas você precisaria e eles tampouco pegaram do seu dinheiro para lhe preparar toda essa estrutura que você utiliza para viver dizendo insolentemente que você é que sabe de sua vida, que você é dono de si e que você vai bem às suas custas e outras tantas frases impensadas, insolentes e mal-agradecidas que se dizem.

Comece a agradecer e verás quão pouco você faz e quanto os outros fazem por você. Comece a agradecer e veja quão longe de estar sozinho no mundo você está. Comece a agradecer e saiba que se você é um “bacaninha” hoje, pode andar por calçadas bem ou mal feitas e iluminadas, tem uma boa casa e tudo que te serve, é porque todo mundo se meteu na sua vida, desde Deus, passando por seus pais e parentes, até o mais insignificante dos desconhecidos, tudo isso sem que você permitisse, pois senão você não seria mais do que algo sem significado nenhum em algum lugar bem distante de tudo e de qualquer coisa que pudesse te dar alguma importância.

Wilson do Amaral